Métodos de Ensino
As aulas serão lecionadas em regime de prática laborial, em salas de computadores.
Será utilizada a metodologia expositiva para a apresentação dos conceitos da unidade curricular, apoiada pela experimentação prática que resultará na produção de um produto de software. Para além das aulas, os alunos deverão desenvolver trabalho complementar, que irá sendo indicado ao longo da disciplina.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se com esta unidade curricular que o aluno desenvolva capacidades de articulação dos principais conhecimentos adquiridos ao longo do seu percurso académico, através do desenvolvimento adequado dum projeto, de acordo com o ciclo de vida de desenvolvimento de projetos de software (Software Development Life Cycle).
O aluno deverá ser capaz de desenvolver as principais atividades associadas à implementação dum projeto informático, tais como, levantamento e análise dos requisitos, desenho do sistema desde o seu nível mais elevado até ao mais detalhado, implementação das bases de dados e codificação do sistema, testes ao sistema, desenvolvimento de manuais, operação e manutenção do sistema. Por último, os alunos deverão desenvolver competências como empreendedores, propondo um modelo de negócio associado ao seu projeto, para que o seu produto/serviço final possa, eventualmente, ser sustentável como negócio autónomo.
Programa
1. Implementação do Processo e Gestão do Projecto
2. Análise e especificação de requisitos
3. Análise do sistema
4. Concepção do sistema
5. Implementação do sistema
6. Testes ao sistema
7. Instalação e manutenção do sistema
8. Manuais e documentação técnica
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
1. Wideman, R. (2001). Project Management Simple
Answers to Simple Questions: AEW Services.
2. Cook, D. e Dupaix, L. (1999). A Gentle Introduction to software Engineering: Computer Resources Support
Improvement Program.
3. Wideman, R. (2003). Software development and linearity: ICF AI Press.
4. ISO/IEC (1995). International Organization for Standardization and International Electrotechnical Commission
12207 Standard – Software Life Cycle Processes, Joint Technical Committee.
5. Amaral, L., Varajão, J. (2000). Planeamento de Sistemas de Informação: FCA Editora de Informática.
6. Mauro, N. e O´Neil, H. (2004). Fundamental de UML: Editora FCA.
7. Bocij, P., Greasley, A. e Hickie, S. (2008). Business Information Systems: Technology, Development and
Management: Pearson Education.
8. Osterwalder, A. (2004). The Business Model Ontologya
proposition in a design science approach. Université
de Lausanne, Lausanne.