Projeto

Conhecimentos de Base Recomendados

As unidades curriculares base, necessárias para aplicação de uma abordagem integradora.

Métodos de Ensino

Os alunos são divididos em grupos de dois elementos, podendo haver trabalhos elaborados individualmente ou em grupos de três alunos, se justificável. Será fornecido a cada grupo um enunciado com um tema previamente definido pelo docente orientador em conjunto com as entidades associadas ao projeto, se for este o caso.

Cada grupo será acompanhado e orientado por um docente da unidade curricular. Tendo em conta o carácter mais ou menos abrangente da UC, em termos de áreas de engenharia, os alunos poderão ser orientados por mais do que um docente da UC, havendo sempre um responsável.

 Os grupos deverão utilizar preferencialmente as aulas para a realização dos seus projetos e para a análise e discussão de problemas específicos do mesmo com os docentes. Os docentes poderão utilizar algumas aulas para a apresentação de tópicos comuns aos vários grupos, como, por exemplo, a metodologia de elaboração do projeto, a estrutura do relatório, normas e regulamentos, manipulação de ferramentas de cálculo, entre outros.

Os alunos são estimulados a realizar pesquisas bibliográficas que lhes permita conhecer e adquirir o necessário conhecimento científico no âmbito do trabalho a desenvolver e a consubstanciarem esse conhecimento. Valoriza-se a utilização de aplicações informáticas ou de programas de cálculo automático, existentes ou a desenvolver pelos alunos, para o cálculo e dimensionamento dos elementos de suporte ao projeto, bem como a execução de modelos físicos – Protótipos.

Resultados de Aprendizagem

O projeto pretende desenvolver a capacidade dos alunos para aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Procura-se estimular também a capacidade de análise e o espírito crítico dos alunos, assim como as suas aptidões ao nível da organização, da comunicação e do trabalho em grupo. Sempre que possível os trabalhos de projeto são realizados em colaboração com empresas ou outras entidades exteriores à escola para promover as capacidades de interação com diferentes realidades dos vários setores da economia e áreas do saber.

Esta unidade curricular contribui para a obtenção das seguintes competências:Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos; Ter capacidade para identificar, analisar e resolver problemas, bem como para construir e fundamentar a argumentação da solução proposta; Ter capacidade de recolher, selecionar e interpretar a informação relevante para fundamentar as soluções preconizadas e os juízos emitidos; Possuir aptidão para planear atividades no espaço e no tempo, identificando e gerindo os recursos necessários para a sua concretização; Ter capacidade para integrar inovações tecnológicas recentes na sua área de intervenção profissional; Ter capacidade para transmitir informações, ideias, problemas e soluções, de forma clara e objetiva; Ter capacidade de desenvolver trabalho em equipa.

Programa

Elaboração de um trabalho de projeto, privilegiando temas que englobem várias áreas da Engenharia Mecânica e correspondam a casos concretos, envolvendo o estudo, cálculo e dimensionamento de dispositivos, mecanismos, equipamentos, sistemas mecânicos ou instalações. Os alunos são familiarizados com as fases de conceção, desenvolvimento e implementação de um projeto, tendo também em consideração o seu custo económico.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

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