Conhecimentos de Base Recomendados
As unidades curriculares base, necessárias para aplicação de uma abordagem integradora.
Métodos de Ensino
Os estudantes desenvolvem o seu trabalho divididos em grupos de dois elementos, podendo haver trabalhos elaborados individualmente ou em grupos de três estudantes, se a situação o justificar e após análise pelos docentes. A constituição dos grupo e atribuição de tema de trabalho será feita de acordo com as indicações de atribuição disponibilizadas na plataforma Nónio.
Cada grupo será acompanhado e orientado por um docente da unidade curricular. Tendo em conta o carácter mais ou menos abrangente da UC, em termos de áreas de engenharia, os alunos poderão ser orientados por mais do que um docente da UC, havendo sempre um responsável.
Os grupos deverão utilizar preferencialmente as aulas para a realização dos seus projetos e para a análise e discussão de problemas específicos do mesmo com os docentes. Os docentes poderão utilizar algumas aulas para a apresentação de tópicos comuns aos vários grupos, como, por exemplo, a metodologia de elaboração do projeto, a estrutura do relatório, normas e regulamentos, manipulação de ferramentas de cálculo, entre outros.
Os alunos são estimulados a realizar pesquisas bibliográficas que lhes permita conhecer e adquirir o necessário conhecimento científico no âmbito do trabalho a desenvolver e a consubstanciarem esse conhecimento.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular de projeto pretende desenvolver a capacidade dos estudantes para aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Procura-se estimular também a capacidade de análise e o espírito crítico dos estudantes, assim como as suas aptidões ao nível da organização, da comunicação e do trabalho em grupo.
Esta unidade curricular contribui para a obtenção das seguintes competências:
Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos; Ter capacidade para identificar, analisar e resolver problemas, bem como para construir e fundamentar a argumentação da solução proposta; Ter capacidade de recolher, selecionar e interpretar a informação relevante para fundamentar as soluções preconizadas e os juízos emitidos; Possuir aptidão para planear atividades no espaço e no tempo, identificando e gerindo os recursos necessários para a sua concretização; Ter capacidade para integrar inovações tecnológicas recentes na sua área de intervenção profissional; Ter capacidade para transmitir informações, ideias, problemas e soluções, de forma clara e objetiva; Ter capacidade de desenvolver trabalho em equipa.
Programa
Elaboração de um trabalho de projeto, privilegiando temas que englobem várias áreas da Engenharia Mecânica e correspondam a casos concretos, envolvendo o estudo, cálculo e dimensionamento de dispositivos, mecanismos, equipamentos, sistemas mecânicos ou instalações. Os alunos são familiarizados com as fases de conceção, desenvolvimento e implementação de um projeto, tendo também em consideração o seu custo económico.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
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Normas/Standards
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Webography
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