Conhecimentos de Base Recomendados
Esta UC pretende integrar as aprendizagens e conhecimentos das UC lecionadas ao longo do curso.
Métodos de Ensino
As actividades referentes ao desenvolvimento do projecto serão desenvolvidas por grupos de não mais do que 5 alunos. Numa primeira fase procede-se à definição do produto a desenvolver e posteriormente os grupos de alunos são alocados a um tutor especialista na área. As actividades que se seguem envolvem o planeamento da unidade de produção e do produto. Posteriormente os grupos passam a desenvolver o produto em oficina tecnológica com o objectivo de avaliar as condições de processamento e de encontrar as soluções mais adequadas de produção.
Resultados de Aprendizagem
Os conteúdos desta UC contribuem para a integração de aprendizagens entre as UC leccionadas no curso visando aprofundar e desenvolver, conceitos demonstrativos do papel do Tecnólogo Alimentar, em processos de, transformação e comercialização de produtos alimentares e em serviços de alimentação.
O aluno deverá estar apto a: 1) comparar metodologias para a concepção de diferentes etapas de diferentes processos e dispor de vocabulário para troca de ideias com profissionais de outras especialidades; 2) antever, enunciar, analisar e resolver questões de concepção da indústria e de serviços de alimentação, incluindo o pré-dimensionamento de instalações e equipamentos; 3) Orçamentar as opções de instalações e de equipamentos para a produção de um determinado produto alimentar; 4) analisar e formular soluções de gestão da segurança e da qualidade ambiental de uma actividade de transformação; 5) apresentar uma proposta de produção de um determinado produto alimentar.
Programa
Tópicos gerais:são apresentadas algumas considerações gerais sobre desenvolvimento de projectos ou produtos. É elaborada uma estratégia de abordagem a um tema a ser desenvolvido por cada grupo de trabalho e definem-se estratégias de coordenação, optimização, estudos de mercado, elaboração de caderno de encargos. Atenta-se ao enquadramento legal, ao plano de investimento e de financiamento e ao estudo de viabilidade económico-financeira do projecto.
Execução de um projecto: trabalho dominantemente desenvolvido por grupos de alunos e que visa a elaboração de um projecto preliminar relativo a uma unidade de transformação, serviços ou produtos de alimentação.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Avaliação do desempenho individual ao longo do semestre - 40.0%
- - Apresentação e defesa do relatório do projeto - 60.0%
- - Defesa oral - 50.0%
- - Componente escrita - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Singh, R. P. and Heldman. D. R. Introduction to Food Engineering. Academic Press. USA, 1984.
Heinz. principles and Practices for the Safe Processing of Foods. Shapton D.A., Shapton N. Eds. Butterworth Heinmam, 1991.
Arthey, D. e Dennis, C. Procesado de hortalizas. Ed. Acribia: Zaragoza,1991
Moskowitz H.R., Porretta S. Silcher M. Concept Research in Food Product Design and Development. Blacwell. Oxford, 2003.
Arthey, D. e Ashurst. Fruit Processing. Marcel Dekker, London, 1996.
Storm D.R. Winery Utilities. Chapman & hall. New York, 1997.
Moss K. Heating and Water Services Design in Buildings. 2nd. Ed. Spon Press. London, 2003
Prandl O. Tecnologia y higiene de la carne. Ed. Acribia: Zaragoza,1994.
Aguado J. Ed. et al. Ingeniería de la Industria Alimentaria. Vols: I,II,III. Editorial Sintesis, 1999.
Mattsson B, Sonesson U. Environmentally Friendly Food Processing. CRC Press. Boca Raton, 2003.