Conhecimentos de Base Recomendados
Esta UC pretende integrar as aprendizagens e conhecimentos das UC lecionadas ao longo do curso.
Métodos de Ensino
As actividades referentes ao desenvolvimento do projecto serão desenvolvidas por grupos de não mais do que 5 alunos. Numa primeira fase procede-se à definição do produto a desenvolver e posteriormente os grupos de alunos são alocados a um tutor especialista na área. As actividades que se seguem envolvem o planeamento da unidade de produção e do produto. Posteriormente os grupos passam a desenvolver o produto em oficina tecnológica com o objectivo de avaliar as condições de processamento e de encontrar as soluções mais adequadas de produção.
Resultados de Aprendizagem
Os conteúdos desta UC contribuem para a integração de aprendizagens entre as UC leccionadas no curso visando aprofundar e desenvolver, conceitos demonstrativos do papel do Tecnólogo Alimentar, em processos de, transformação e comercialização de produtos alimentares e em serviços de alimentação.
O aluno deverá estar apto a: 1) comparar metodologias para a concepção de diferentes etapas de diferentes processos e dispor de vocabulário para troca de ideias com profissionais de outras especialidades; 2) antever, enunciar, analisar e resolver questões de concepção da indústria e de serviços de alimentação, incluindo o pré-dimensionamento de instalações e equipamentos; 3) Orçamentar as opções de instalações e de equipamentos para a produção de um determinado produto alimentar; 4) analisar e formular soluções de gestão da segurança e da qualidade ambiental de uma actividade de transformação; 5) apresentar uma proposta de produção de um determinado produto alimentar.
Programa
Tópicos gerais:são apresentadas algumas considerações gerais sobre desenvolvimento de projectos ou produtos. É elaborada uma estratégia de abordagem a um tema a ser desenvolvido por cada grupo de trabalho e definem-se estratégias de coordenação, optimização, estudos de mercado, elaboração de caderno de encargos. Atenta-se ao enquadramento legal, ao plano de investimento e de financiamento e ao estudo de viabilidade económico-financeira do projecto.
Execução de um projecto: trabalho dominantemente desenvolvido por grupos de alunos e que visa a elaboração de um projecto preliminar relativo a uma unidade de transformação, serviços ou produtos de alimentação.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Componente escrita - 50.0%
- - Defesa oral - 50.0%
- - Apresentação e defesa do relatório do projeto - 60.0%
- - Avaliação do desempenho individual ao longo do semestre - 40.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Mattsson B, Sonesson U. Environmentally Friendly Food Processing. CRC Press. Boca Raton, 2003.
Arthey D and Ashurst. Fruit Processing. Marcel Dekker, London, 1996.
Moskowitz H.R., Porretta S. Silcher M. Concept Research in Food Product Design and Development. Blacwell. Oxford, 2003.
Arthey, D. e Dennis, C. Procesado de hortalizas. Ed. Acribia: Zaragoza,1991
Heinz. principles and Practices for the Safe Processing of Foods. Shapton D.A., Shapton N. Eds. Butterworth Heinmam, 1991.
Aguado J. Ed. et al. Ingeniería de la Industria Alimentaria. Vols: I, II, III. Editorial Sintesis, 1999.
Storm D.R. Winery Utilities. Chapman & hall. New York, 1997.
Singh RP and Heldman DR. Introduction to Food Engineering. Academic Press. USA, 1984.
Prandl O. Tecnologia y Higiene de la Carne. Ed. Acribia: Zaragoza,1994.
Moss K. Heating and Water Services Design in Buildings. 2nd. Ed. Spon Press. London, 2003