Projeto

Conhecimentos de Base Recomendados

Dado que um dos objetivos desta UC é que os alunos sejam capazes de aplicar e interligar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, é fundamental o domínio do conhecimento dos conteúdos das UC estruturantes dos 3 anos do curso para tornar possível a aplicação de uma abordagem integradora no desenvolvimento de determinado projeto de engenharia.

Métodos de Ensino

Os alunos são estimulados a realizar pesquisas bibliográficas que lhes permitam conhecer e adquirir as necessárias bases científicas e a consubstanciarem esse conhecimento no âmbito do trabalho que irão desenvolver. Valoriza-se a utilização de aplicações informáticas ou de programas de cálculo automático, existentes ou a desenvolver pelos alunos, para o cálculo e dimensionamento dos elementos de projeto. É, igualmente, valorizada a execução de modelos físicos – Protótipos.

Sempre que possível os trabalhos de projeto são realizados em colaboração com empresas ou outras entidades exteriores ao ISEC para promover as capacidades de interação dos alunos com as diferentes realidades dos vários setores da economia e áreas do saber.

Os temas de projeto serão alocados a grupos de alunos constituídos por dois elementos. Excecionalmente e de forma justificada, os temas de projeto poderão ser alocados individualmente ou a grupos de três alunos. A cada grupo de alunos será alocado um enunciado com um tema previamente definido pelo docente orientador.

Regra geral, cada grupo será acompanhado e orientado por um docente da unidade curricular. Todavia, tendo em conta o carácter abrangente que caracteriza esta UC em termos das diferentes áreas de conhecimento que poderá englobar, os alunos poderão ser orientados por mais do que um docente da UC havendo, todavia, sempre um responsável.

 Os alunos deverão utilizar preferencialmente as aulas para a realização dos seus projetos e para a análise e discussão de problemas específicos com os docentes. Os docentes poderão utilizar algumas aulas para a apresentação de tópicos comuns aos vários grupos, como, por exemplo, a metodologia de elaboração do projeto, a estrutura do relatório, normas e regulamentos, manipulação de ferramentas de cálculo, entre outros.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que com a unidade curricular (UC) de Projeto os alunos sejam capazes de aplicar e interligar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso estimulado a sua capacidade de análise e espírito crítico.  É também propósito desta UC que os alunos desenvolvam as suas aptidões no que concerne à aquisição e desenvolvimento de soft skills e.g. de comunicação, trabalho em grupo, inovação, criatividade, organização e planeamento, resiliência, capacidade de adaptação a novas circunstâncias e contextos, escrita e apresentações orais.

É expectável que no final da ministração desta UC os alunos tenham adquirido determinadas competências como:  i) a capacidade para identificar, analisar e resolver problemas, ii) a capacidade para construir e fundamentar a argumentação de determinada solução em detrimento de outro possível; iii) a capacidade de recolher, selecionar e interpretar informação relevante para fundamentar as soluções preconizadas e os juízos emitidos; iv) a capacidade para planear atividades no espaço e no tempo, identificando e gerindo os recursos necessários para a sua concretização; v) a capacidade para integrar inovações tecnológicas recentes na sua área de intervenção profissional; vi) a capacidade para transmitir informações, ideias, problemas e soluções, de forma clara e objetiva; vii) a capacidade para trabalhar em equipa.

Programa

É objetivo desta UC a realização e apresentação de um trabalho de projeto que englobe várias áreas do conhecimento, nomeadamente da Engenharia Mecânica e Eletromecânica. Como tal, os alunos serão familiarizados com as fases de conceção, desenvolvimento e implementação de um projeto, não descurando os aspetos económicos que lhe estão associados. Tal, envolverá a pesquisa do estado da arte, o estudo, o cálculo e o dimensionamento de dispositivos, mecanismos, equipamentos ou instalações.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

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