Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Metodologias Verbais (dizer) – Exposição, Explicação, Diálogo Metodologias Intuitivas (mostrar) – Audiovisuais e Textos Escritos; Metodologias Activas (fazer) – Trabalhos de Grupo em Equipa e de Projecto, Estudo de Casos
Resultados de Aprendizagem
No final desta disciplina o aluno deverá ser capaz de construir um plano de negócios realizando o diagnóstico da oportunidade, a estratégia de implementação, o projecto de investimento e o plano de implementação. Desenvolver uma atitude empreendedora através da compreensão dos objectivos e comportamentos empresariais. Compreender e estruturar o processo de detecção e análise de oportunidades de negócio. Definir critérios para avaliação do potencial de um novo negócio e dos recursos necessários para o desenvolver e implementar. Desenvolver instrumentos de análise financeira necessários para analisar e calcular as necessidades de financiamento e para elaborar previsões da rentabilidade futura de um novo negócio. Identificar fontes de financiamento para novos negócios. Compreender o papel dos elementos da equipa de projecto no planeamento e lançamento de um novo negócio, e do tipo de parceiros que um candidato a empresário deve procurar para desenvolver a sua ideia de negócio
Programa
1. Gestão, Inovação, Empreendedorismo 2. Importância da inovação no empreendedorismo territorial 2.1. Empreendedorismo e desenvolvimento do território 2.2. Importância das estratégias de marketing territorial no desenvolvimento do territorio. 3. Definições, conceitos e determinantes do Empreendedorismo 3.1. O espirito empreendedor, as capacidades e competências do empreendedor 4. Metodologia para a escolha do projeto empresarial 5. Diagnóstico, avaliação e implementação do projecto 6. O processo empreendedor : Da ideia à definição do negócio 7. O plano de negócios – principais etapas de criação de um plano de negócios 8. Modelo canvas vs plano de negócios 9. Financiamento dirigido ao empreendedorismo -financiamento de projectos 10. Criação de empresas: as etapas na criação de empresas start ups 11. O Sucesso / insucesso empresarial?????
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - actividade pratica negocio por um dia - 20.0%
- - 1 frequencia escrita - 50.0%
- - Trabalho de grupo ' plano de negocios - 30.0%
- - exame escrito - 70.0%
- - plano de negocios - 30.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Costa, H. e Ribeiro P. C. (2007), Criação e Gestão de Micro-Empresas e Pequenos Negócios, Lidel – Edições Técnicas, 5ª Edição, Lisboa
Coulter, M. (2003), “Entrepreneurship in action”,New Jersey, Prentice Hall
Dorf, Richard e Byers, Thomas (2004). The Financial Plan. Excerpted from Dorf & Byers, Technology Ventures
Esperança , José Paulo; Matias, Fernanda (2005) Finanças Empresariais, Colecção Gestão & Inovação – Ciências de Gestão, Dom Quixote
Figueira, Ana Paula ; Ferreira, António Fonseca (2011), Marketing Territorial – Uma nova dimensão do marketing, Moderna Editorial Lavores
Mariotti, Steve (2007), Entrepreneurship – Starting and Operating a Small Business, Pearson Prentice Hall, New Jersey