Projeto de Intervenção

Conhecimentos de Base Recomendados

Articulação dos conhecimentos apreendidos nas unidades curriculares do 1º e 2º ano da licenciatura.

Métodos de Ensino

 

A metodologia abrange duas vertentes:

1. A intervenção: através das horas de contacto, onde será formulado um projeto de intervenção, com o respetivo recorte do público-alvo, das temáticas a serem exploradas e das estratégias previstas para as diversas etapas do projeto.

2. Desenvolvimento das ações de intervenção previstas através da implementação prática do projeto.

 

 

Resultados de Aprendizagem

1.Questionar, debater e refletir o(s) lugar(es) do teatro, suas práticas e linguagens, na sociedade contemporânea.

2. Perspectivar diferentes formas e ângulos de abordagem às práticas e linguagens do teatro em contextos diversos de intervenção.

3. Conceber, planificar e pôr em prática atividades nativas do teatro (por exemplo: sessões de expressão dramática, leitura(s) encenada(s), espetáculo(s), etc.) que proporcionem a intervenção dialógica com uma comunidade.

Programa

 1. A inserção do tema/texto no contexto sociocultural contemporâneo e os fundamentos do projeto de intervenção. Determinação das questões mais relevantes para a formulação do projeto de intervenção.

2. Determinação do público-alvo, do tipo de intervenção pretendida e das estratégias concebidas para essa intervenção. A escolha do tema/texto: critérios determinantes, definição de recursos necessários para a elaboração dos projetos.

3. Concretização dos projetos com a comunidade.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Pontualidade, empenho, iniciativa e contribuição para o trabalho em grupo - 30.0%
  • - Participação na formulação do projeto de intervenção - 35.0%
  • - Qualidade do trabalho dramatúrgico e cénico - 35.0%

Estágio(s)

SIM

Bibliografia

BENJAMIN, W. (2012). Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Editora Brasiliense.

BROOK, P. (2016). O espaço vazio. Lisboa: Orfeu Negro.

___________(2011). A porta aberta: reflexões sobre a interpretação e o teatro (A. Mercado Trad.). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

___________(1994). Ponto de mudança: 40 anos de experiências teatrais (A. Mercado Trad.). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

CRUZ, H. (2015). Arte e comunidade. Porto: Fundação Calouste Gulbenkian.

GUÉNOUN, D. (2003). A exibição das palavras: uma idéia (política) do teatro. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto.

GUIMARÃES, R. (2017). Desobedecer às indústrias culturais. Deriva Editores.

GUINSBURG, J., NETTO, J.T.C. & CARDOSO, R.C. (2006). Semiologia do Teatro. São Paulo: Editora Perspectiva.

PIRES, P. C. (2017). Manual de produção das artes do espectáculo. Chiado Editora.

RODRIGUES, V. (2022). Modus Operandi – Produção e Gestão nas Artes Performativas. Caleidoscópio.