Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1. Método expositivo: método explicativo onde factos, conceitos, princípios e generalizações são definidos e apresentados pelo professor e discutidos com a turma, seguido de exemplos demonstrativos;
2. Método experimental: método activo onde o aluno desenvolve o conhecimento através da resolução de problemas e o desenvolvimento de projectos laboratoriais individuais ou e dinâmica de grupo.
Resultados de Aprendizagem
Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja a habilitado a:
1. Planear e gerir projectos de software (nível 2 do modelo CMM ou Norma Spice)
2. Planear e calendarizar tarefas e prazos
3. Controlar o processo de alterações
4. Gerir a qualidade
5. Gerir os riscos
6. Estimar e gerir custos e recursos
7. Lidar com questões sociais e organizacionais em grupos de grande dimensão.
Programa
1. Técnicas de projecto: Capability Maturity Model (CMM) e Spice;
2. Fases de um projecto: Project Concept; Requirements Development; Architectural Design; Detaild Design; Coding and debugging e Project Release;
3. Planeamento, estimação e calendarização de tarefas (Diagrama de Gantt);
4. Controlo de alterações e ciclo de um projecto;
5. Gestão de qualidade: Processo de revisão e inspecção de documentos e código;
6. Gestão de risco;
7. ferramentas de apoio à gestão de projectos;
8. Questões sociais e organizacionais em grupos de grande dimensão.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
“Gestão de Projectos de Software”, 4.ª Edição, António Miguel; FCA; ISBN: 9789727226580, 2010.
“Avaliação de Projectos”, António Miguel; FCA; ISBN: 9789727225279; 2006.
“Software Project Survival Guide“, Steve McConnell; Microsoft Press; ISBN: 1572316217; 2000. “Mastering Software Project Management: Best Practices, Tools and Techniques”; Murali K. Chemuturi, Thomas M. Cagley; J. Ross Publishing; 2010.
“Managing and Leading Software Projects”; Richard E. Fairley; Wiley; 0470294558; 2009.