Métodos de Ensino
As aulas são lecionadas em regime teórico-prático, com recurso à utilização de computadores e ferramentas digitais. Será utilizada um
processo dinâmico de ensino e aprendizagem, fundamentalmente interativo, com suporte a ferramentas digitais e baseado no modelo
Project-Based Learning (PBD). Após a constituição dos grupos de trabalho e escolha do tema do projeto, as aulas serão usadas para
introdução de conceitos, metodologias e plataformas necessários, bem como de acompanhamento ao desenvolvimento de cada projeto.
Resultados de Aprendizagem
A abordagem pedagógica utilizada é a baseada no modelo Project-Based Learning (PBD). Os alunos terão de desenvolver um projeto de
ciência de dados de dimensão moderada, identificando necessidades e manipulando dados para se obter o conhecimento pretendido para
resolução do problema de negócio identificado. O projeto a desenvolver deve ser integrador, consolidando e agregando conhecimentos
relevantes adquiridos ao longo do percurso académico, bem como os conceitos, metodologias e técnicas lecionadas nas aulas. A
realização de trabalho em equipa, contemplando o planeamento do projeto e apresentações de progresso, promove o desenvolvimento de
competências de gestão de projeto e transversais.
Após completar esta UC, o aluno deverá ser capaz de modelar e desenvolver um projeto em ciência de dados; organizar um trabalho de
equipa aproveitando dos seus recursos humanos; produzir documentos adequados; e decidir sobre divulgação correta dos resultados
obtidos.
Programa
1. Introdução ao conceito de projeto em ciência de Dados.
2. Seleção de um problema de negócio como tema do projeto.
3. Desenvolvimento do projeto.
4. Comunicação e divulgação dos resultados obtidos.
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
1. Field Cady (2017) “The Data Science Handbook”, 1st Edition, Wiley. ISBN: 978-1-119-09294-0
2. Foster Provost and Tom Fawcett, (2013) “Data Science for Business”, O’Reilly Media. ISBN: 978-1-44936-132-7
3. Stephen Klosterman (2021) “Data Science Projects with Python”, 2nd Edition, Packt Publishing. ISBN: 978-1-80056-448-0