Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
Os tempos de contacto incluirão:
(i) sessões em formato de seminários temáticos, organizados por conteúdos pluridisciplinares específicos; as sessões serão conduzidas por docentes das diversas áreas e por especialistas convidados, decorrendo no início do período letivo; Na edição de 2022/23 tal pode ser atingido pela participação num projeto internacional de aprendizagem híbrida.
(ii) sessões/aulas tutoriais, (posteriormente aos seminários ou parcialmente intercalados), onde serão exploradas competências de aprendizagem individual e de capacidade, organização e desenvolvimento de estudos ou projetos; estas sessões serão lecionadas por docentes das respetivas áreas disciplinares.
(iii) sessões públicas de apresentação e discussão dos trabalhos, por cada aluno, no final do período letivo.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos: Conhecer assuntos complementares transversais às diversas áreas, abordados em seminários temáticos e enquadrados nas vertentes de gestão sustentável e reabilitação das cidades, incluindo inovações e respetivos procedimentos e regras de execução ou aplicação; Aprofundar o conhecimento de conteúdos específicos, em uma das áreas da formação do curso, através do desenvolvimento de um estudo/projeto; Fornecer experiência tecnológica especializada; Desenvolver capacidade de crítica e tomada de decisão.
Competências Genéricas: Aquisição de conhecimentos e de compreensão; realização de julgamento e tomada de decisão; assegurar qualidade e segurança; comunicação, autoaprendizagem, capacidade de apresentação e de discussão.
Competências Específicas: conhecimentos e capacidade de compreensão nos domínios de formação propostos; competências de desenvolvimento de estudos ou projetos focados em temas específicos; competências de acompanhamento de projetos.
Programa
1. Conhecimentos complementares especializados, abordados em formato de seminários temáticos multidisciplinares, abrangendo as áreas de conhecimento do curso [(i) mecânica estrutural; (ii) construções; (iii) geotecnia; (iv) hidráulica, ambiente e recursos hídricos; (v) território e transportes] mas também outras para além destas.
2. Desenvolvimento de estudo ou projeto específico, em uma área de formação do curso, com acompanhamento em aulas/sessões tutoriais efetuado pelos docentes: (i) constituição e fases de um estudo ou de um projeto; (ii) seleção e abordagem ao tema; (iii) organização e desenvolvimento do trabalho.
3. Apresentação e discussão de estudo ou projeto, em sessões públicas.
O/A aluno/a pode ainda decidir efetuar um período de estágio de 4 semanas, cujo relatório será também valorizado (caso não seja feito no contexto do desenvolvimento do projeto descrito acima
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia disponibilizada pelos docentes e especialistas que lecionam/proferem as sessões de seminário.