Resultados de Aprendizagem
Utilizar as valências do desenho enquanto elemento estruturante do pensamento.
Reconhecer o desenho enquanto instrumento essencial em projeto de desenvolvimento de produto.
Representar ideias e objetos em desenhos.
Programa
1. O Desenho como ferramenta de comunicação
2. Introdução Geral ao Desenho; Tipos de Suporte; Tipos de Riscadores; Marcas Gráficas; Técnicas.
3. Elementos Básicos do Desenho: Ponto, Linha e Plano.
4. Linha: saber observar; A linha enquanto elemento básico da representação bidimensional; Representação do contorno.
5. Volume: trabalhar a forma e a escala. Noção de escala e proporção. Profundidade.
6. Projeções ortogonais – Vistas múltiplas Projeções de sólidos geométricos – método Europeu e método Americano. Projeções a partir de modelos sólidos e perspetivas. Representação de vistas no cubo de projeção. Cortes e secções. Cotagem.
7. Perspetivas axonométricas Perspetivas de sólidos geométricos Perspetivas de modelos sólidos e de projeções.
8. A linguagem gráfica; Anotações didascália; Signos e símbolos convencionais;
9. A legibilidade da representação dos valores de aparência; Cor, materiais, textura e brilho, dinâmica e movimento; Render manual (técnica monocromática e cor).
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Julián, F., Albarracín, J. (2006). Desenho para designers industriais, Editorial Estampa
Henry, K. (2012).Drawing for Product Designers (Portfolio Skills: Product Design), Laurence King.