Resultados de Aprendizagem
Compreender a importância da criatividade para o desenvolvimento de produtos através da solução de problemas.
Resolver problemas complexos e encontrar soluções que vão de encontro às necessidades do utilizador/consumidor.
Programa
- Definições
- O que é design thinking
- Porquê design thinking
- Processo de pesquisa
- Estudo preliminar
- i. Reenquadramento
- ii. Pesquisa exploratória
- iii. Pesquisa Desk
- Estudo em profundidade
- i. Entrevistas
- ii. Cadernos de sensibilização
- iii. Sessão generativa
- iv. Sombra
- Estudo preliminar
- Análise e síntese
- Cartões insight
- Diagrama de afinidades
- Mapa conceptual
- Personas
- Mapa de empatia
- Jornada do consumidor/utilizador
- Ideias
- Brainstorming
- Cocriação
- Menu de ideias
- Matriz de posicionamento
- Padrões e princípios do design de interação
- Testes de usabilidade
- Modelo de volume
- Testagem
- Storyboard
- Protótipo de serviços
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bowles, C., & Box, J. (2010). Undercover User Experience Design. New Riders.
Cross, N. (2011). Design Thinking: Understanding How Designers Think and Work. Bloomsbury Publishing.
Eyal, N. (2021). Hooked: How to Build Habit-Forming Products (2nd ed.). Penguin Books.
Garrett, J. J. (2010). The Elements of User Experience: User-Centered Design for the Web and Beyond. Pearson Education.
IDEO. (2015). The field guide to human-centered design: design kit. IDEO.
Krug, S., Bayle, E., & Matcho, M. (2014). Don’t Make Me Think, Revisited: A Common Sense Approach to Web Usability. New Riders.
Lowdermilk, T. (2013). User-Centered Design: A Developer’s Guide to Building User-Friendly Applications. O’Reilly.
Lockwood, T. (2010). Design Thinking: Integrating Innovation, Customer Experience and Brand Value. Allworth Press.
Martin, R., & Martin, R. L. (2009). The Design of Business: Why Design Thinking is the Next Competitive Advantage. Harvard Business Press.
Norman, D. (2013). The Design of Everyday Things: Revised and Expanded Edition. Basic Books.
Stickdorn, M., & Schneider, J. (2014). Isto é Design Thinking de Serviços: Fundamentos, Ferramentas, Casos. Bookman.