Métodos de Ensino
A Formação Orientada para o Projeto será desenvolvida através de sistemas de comunicação síncrona (40h) e através da modalidade presencial (10h). Os formandos participarão, apresentando e discutindo o seu trabalho nas diversas fases da realização o que, em conjunto com participação e envolvimento, ponderará na classificação final da UC PAE. A avaliação desta componente será realizada presencialmente. As sessões de Orientação Tutorial (50 horas) dos projetos a desenvolver poderão realizar-se individualmente ou em pequenos grupos sob a supervisão do(s) docente(s) orientador(es) nomeados pelo Conselho Técnico Científico da ESEC.
A avaliação da U.C. implica a elaboração e defesa pública de um projeto individual escrito o qual possui regulamento próprio.
Resultados de Aprendizagem
– Mobilizar competências técnicas e científicas relevantes para conceber, implementar, regular e avaliar projetos de intervenção que permitam superar as dificuldades encontradas na gestão escolar
– Proporcionar aos formandos um espaço de aprofundamento de temáticas específicas relevantes no âmbito da administração e organização escolar
– Proporcionar aos formandos a oportunidade de partilhar e refletir sobre as temáticas em estudo e as práticas em desenvolvimento
– Desenvolver um projeto de intervenção no contexto educativo com a comunidade educativa, no âmbito da administração e organização escolar
Programa
Ao longo do processo construtivo do Projeto serão tidos em conta, de forma articulada e integrada, conteúdos das UC do Curso de Formação Especializada, tendo por base:
1. Questões éticas e deontológicas na conceção, planeamento e desenvolvimento de um projeto de intervenção na área da Administração e Organização Escolar;
2. Normas e procedimentos para a realização de um projeto;
3. Referenciais teórico-metodológicos a ter em conta na construção de um projeto;
4. Abordagens cooperativas e participativas na conceção e no desenvolvimento de projetos na área da Administração e Organização Escolar;
5. Avaliação da exequibilidade dos Projetos, de acordo com os mais variados fatores inerentes à fase de conceção/planeamento .
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Projecto - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Em função do Projeto. Depending on the Project