Métodos de Ensino
Para a concretização dos objetivos da unidade curricular e das competências previstas aos alunos, o processo de ensino aprendizagem assenta:
1. Em aulas teórico-práticas em que o professor transmite conceitos teóricos, seguidos de aplicação prática por parte do aluno;
2. Em aulas realizadas, na época Primavera-Verão, nas culturas onde o aluno acompanha a fenologia, desenvolvimento do inimigos das culturas e auxiliares, assim como outras operações que possam ter impacto na fitossanidade da cultura;
3. Em aula onde é feita a integração dos dados obtidos e a discussão sobre a tomada de decisão.
Resultados de Aprendizagem
Introduzir os alunos na problemática da proteção das culturas segundo os critérios da Proteção e Produção integrada e Agricultura Biológica.
1. Conhece os principais inimigos das principais culturas a nível nacional;
2.. Conhece Metodologias de estimativa do risco e sua importância;
3. Conhece as medidas de luta diretas e indiretas e sua aplicação;
4. Conhece, integra os dados e toma a decisão em situações concretas.
Programa
A proteção das culturas na perspetiva da Proteção e Produção Integrada e Agricultura Biológica. Apresentação dos principais inimigos das principais culturas em Portugal.
Metodologias de estimativa do risco e sua importância: Princípios e componentes da proteção das culturas. A estimativa do risco. O nível económico de ataque e os modelos de desenvolvimento dos inimigos das culturas; os meios de proteção e a tomada de decisão.
Meios de Proteção disponíveis na Proteção das principais Culturas a nível nacional.
– Medidas de luta indiretas (Luta Legislativa, Luta Genética, Luta Cultural)
-Medidas de luta diretas (Luta Física, Luta Biológica.Luta Biotécnica, Luta Química/Fitofarmacologia)
Tomada de decisão:
– Integração de dados (e.g. fenológicos, edafoclimáticos, da estimativa do risco dos inimigos da cultura e meios de proteção a utilizar)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
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