Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos claros e consolidados de Teoria Geral do Direito Civil, Direito das Obrigações e Direito dos Contratos.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas consubstanciando-se, nomeadamente, em exposição dos conteúdos programáticos, resposta a dúvidas colocadas pelos alunos, observações sobre a matéria por parte de todos os intervenientes nas aulas, resolução de casos práticos e análise de arestos jurisprudenciais.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos:
– Dominar os conceitos fundamentais inerentes às matérias jurídicas que se relacionam com a proteção do consumidor, bem como o respetivo regime legal.
– Conhecer as principais questões doutrinais e jurisprudenciais que se colocam numa área económico-social relevante para a vida concreta dos cidadãos.
– Distinguir com rigor os diversos institutos jurídicos que no seu conjunto compõem esta área do Direito.
– Identificar com facilidade a legislação aplicável a cada situação concreta num contexto de certa dispersão normativa.
Competências a desenvolver:
O estudante deverá compreender e dominar os principais regimes jurídicos aplicáveis no âmbito da proteção jurídica do consumidor e saber aplicá-los a casos práticos concretos.
Programa
I – ENQUADRAMENTO GERAL DO DIREITO DO CONSUMO
- Noções introdutórias
- A proteção constitucional e legal do consumidor
II – CONCEITO DE CONSUMIDOR
- Elementos (subjetivo; objetivo; teleológico; relacional).
III – CONTRATOS DE CONSUMO: aspetos gerais
IV – CLÁUSULAS CONTRATUAIS GERAIS
- Noção e características
- Formação do contrato de adesão: o dever de comunicação e o dever de informação (sanção: exclusão)
- Conteúdo do contrato: proibição de cláusulas contrárias à boa fé; consagração de cláusulas absolutamente proibidas e de cláusulas relativamente proibidas (atendendo ao quadro negocial padronizado)
- Mecanismos processuais: ação inibitória (legitimidade ativa e passiva, efeitos).
V – VENDA DE BENS DE CONSUMO E GARANTIAS
- Enquadramento legal
- Presunção de conformidade do bem com o contrato
- Direitos (alternativos) do consumidor
- Prazo de garantia
- Prazo de denúncia
- Suspensão do prazo
- Responsabilidade do produtor
- Garantias voluntárias
VI – CONTRATOS CELEBRADOS À DISTÂNCIA E FORA DE ESTABELECIMENTO COMERCIAL
- Enquadramento legal
- Dever de informação pré-contratual: requisitos; forma; efeitos; consequências
- Direito de arrependimento: contagem do prazo; forma de exercício; efeitos; exceções
- Execução dos contratos
- Vendas ligadas
- Fornecimento de bens não solicitados
- Imperatividade
VII – PRÁTICAS COMERCIAIS DESLEIAIS
- Enquadramento legal
- Estrutura e tipos de práticas: cláusula geral; práticas comerciais enganosas; práticas comerciais agressivas
VIII – SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS
- Enquadramento legal
- Suspensão do serviço: regras
- Consumos mínimos
- Faturação
- Prescrição e caducidade
- Arbitragem necessária
IX – RESOLUÇÃO DE CONFLITOS DE CONSUMO
- Meios de resolução de conflitos de consumo
- Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo: competência genérica e específica; regras gerais de procedimento
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia essencial:
CARVALHO, Jorge Morais (2020). Manual de Direito do Consumo, 7ª Edição, Almedina.
Bibliografia complementar:
ANTUNES, José Engrácia (2019). Direito do Consumo, Almedina.
CEBOLA, Cátia Marques (2016). “Resolução Extrajudicial de Conflitos de Consumo em Portugal: novas possibilidades, velhos dilemas”. Juristas do Mundo, Vol. IV. Editora Rede, pp. 81-105.
FALCÃO, David (2022). Lições de Direito do Consumo, 3ª ed., Almedina.