Proteção Jurídica do Consumidor

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos claros e consolidados de Teoria Geral do Direito Civil, Direito das Obrigações e Direito dos Contratos.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas consubstanciando-se, nomeadamente, em exposição dos conteúdos programáticos, resposta a dúvidas colocadas pelos alunos, observações sobre a matéria por parte de todos os intervenientes nas aulas, resolução de casos práticos e análise de arestos jurisprudenciais.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos:

– Dominar os conceitos fundamentais inerentes às matérias jurídicas que se relacionam com a proteção do consumidor, bem como o respetivo regime legal. 

– Conhecer as principais questões doutrinais e jurisprudenciais que se colocam numa área económico-social relevante para a vida concreta dos cidadãos.

– Distinguir com rigor os diversos institutos jurídicos que no seu conjunto compõem esta área do Direito.

– Identificar com facilidade a legislação aplicável a cada situação concreta num contexto de certa dispersão normativa.

 

Competências a desenvolver:

O estudante deverá compreender e dominar os principais regimes jurídicos aplicáveis no âmbito da proteção jurídica do consumidor e saber aplicá-los a casos práticos concretos.

 

Programa

I – ENQUADRAMENTO GERAL DO DIREITO DO CONSUMO

  1. Noções introdutórias
  2. A proteção constitucional e legal do consumidor

II – CONCEITO DE CONSUMIDOR

  1. Elementos (subjetivo; objetivo; teleológico; relacional).

III – CONTRATOS DE CONSUMO: aspetos gerais

IV – CLÁUSULAS CONTRATUAIS GERAIS

  1. Noção e características
  2. Formação do contrato de adesão: o dever de comunicação e o dever de informação (sanção: exclusão)
  3. Conteúdo do contrato: proibição de cláusulas contrárias à boa fé; consagração de cláusulas absolutamente proibidas e de cláusulas relativamente proibidas (atendendo ao quadro negocial padronizado)
  4. Mecanismos processuais: ação inibitória (legitimidade ativa e passiva, efeitos).

V – VENDA DE BENS DE CONSUMO E GARANTIAS

  1. Enquadramento legal
  2. Presunção de conformidade do bem com o contrato
  3. Direitos (alternativos) do consumidor
  4. Prazo de garantia
  5. Prazo de denúncia
  6. Suspensão do prazo
  7. Responsabilidade do produtor
  8. Garantias voluntárias

VI – CONTRATOS CELEBRADOS À DISTÂNCIA E FORA DE ESTABELECIMENTO COMERCIAL

  1. Enquadramento legal
  2. Dever de informação pré-contratual: requisitos; forma; efeitos; consequências
  3. Direito de arrependimento: contagem do prazo; forma de exercício; efeitos; exceções
  4. Execução dos contratos
  5. Vendas ligadas
  6. Fornecimento de bens não solicitados
  7. Imperatividade

VII – PRÁTICAS COMERCIAIS DESLEIAIS

  1. Enquadramento legal
  2. Estrutura e tipos de práticas: cláusula geral; práticas comerciais enganosas; práticas comerciais agressivas

VIII – SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS

  1. Enquadramento legal
  2. Suspensão do serviço: regras
  3. Consumos mínimos
  4. Faturação
  5. Prescrição e caducidade
  6. Arbitragem necessária

IX – RESOLUÇÃO DE CONFLITOS DE CONSUMO

  1. Meios de resolução de conflitos de consumo
  2. Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo: competência genérica e específica; regras gerais de procedimento

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia essencial:

CARVALHO, Jorge Morais (2020). Manual de Direito do Consumo, 7ª Edição, Almedina.

 

Bibliografia complementar:

ANTUNES, José Engrácia (2019). Direito do Consumo, Almedina.

CEBOLA, Cátia Marques (2016). “Resolução Extrajudicial de Conflitos de Consumo em Portugal: novas possibilidades, velhos dilemas”. Juristas do Mundo, Vol. IV. Editora Rede, pp. 81-105.

FALCÃO, David (2022). Lições de Direito do Consumo, 3ª ed., Almedina.