Protecção Vegetal

Conhecimentos de Base Recomendados

Biologia.

Métodos de Ensino

Aulas de apresentação e discussão de conceitos teóricos, pelo docente e pelos estudantes.
Aulas de campo de contacto com os inimigos das culturas e seus efeitos.
Aulas laboratoriais sobre metodologias de diagnóstico da Protecção de Plantas e da Fitopatologia, com identificação de sintomas, inimigos das culturas e auxiliares e discussão de resultados.
Desenvolvimento de pesquisa bibliográfica e realização de apresentações pelos estudantes.

Resultados de Aprendizagem

Na formação de um Engenheiro da área Agronómica é fundamental o conhecimento sobre os inimigos das culturas e os seus efeitos sobre a produção. Assim, nesta UC pretende­se fornecer os elementos necessários à compreensão da importância da Protecção das Plantas para a Produção Agrícola. Serão introduzidos os princípios básicos da Protecção das Plantas e os conhecimentos sobre epidemiologia e resistência das plantas. Serão, ainda, abordados os diferentes grupos de inimigos das culturas e estudados os meios de luta disponíveis para evitar ou minimizar os estragos, sem afectar os recursos naturais. Deste modo o estudante deverá adquirir os conhecimentos para desenvolver as seguintes competências:
1.   Conhecer os conceitos básicos da Protecção das Plantas e da Fitopatologia e os efeitos causados pelos inimigos e sua importância?
2.   Identificar os principais inimigos?
3.   Conhecer os meios de luta contra os inimigos das culturas e as regras de utilização dos produtos fitofarmacêuticos.

Programa

1. Conceitos em Protecção das Plantas e Fitopatologia e efeitos dos inimigos das culturas: ­Inimigos das culturas, prejuízos e importância? Patologia Vegetal. Doenças e seu desenvolvimento. Resistência. Diagnóstico.
2. Identificação dos inimigos, factores de disseminação e importância: Micologia, Bacteriologia, Virologia e Nematologia Fitopatológica. Morfologia, reprodução, classificação, ciclo biológico e diagnóstico. Exemplos de grande importância? ­   Entomologia e Acarologia Agrícolas. Importância económica. Morfologia, fisiologia, reprodução e classificação. Ordens de interesse agronómico. Espécies mais importantes? Herbologia. Definição de infestante. Prejuízos e efeitos benéficos. Classificação. Espécies mais importantes.
3. Meios de luta: Indirectos: Luta Legislativa, Genética, Cultural, Mecânica e Limitação natural? Directos: Luta Física, Mecânica, Térmica, Biológica e Biotécnica. Luta Química. Toxicologia, Legislação e Uso Sustentável dos Pesticidas.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - 2 Testes teóricos - 60.0%
  • - 3 Apresentações com discussão - 40.0%
Exame
  • - Teste de exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Strange, R.N.­Introduction to Plant Pathology. John Wiley & Sons Ltd, England. 2003.

Cunha, M.J.? Casau, F.? Amaro, R. e Oliveira, A. Tecnologias Limpas em Agro­Pecuária. Colecção Agricultura e Ambiente. SPI. 2005.

Guimarães, J.M. Apontamentos de Entomologia Agrícola. I.P.C.B., E.S.A. Castelo Branco. 1986.

Agrios, G.N. Plant Pathology. Academic Press, Inc. London. 2005.

Simões, J.S. Utilização de Produtos Fitofarmacêuticos na Agricultura. Colecção Agricultura e Ambiente. SPI. 2005.

Fox, R. T.V., Principles of Diagnostic Techniques in Plant Pathology. CAB NTERNATIONAL. 1993.

Amaro, P. A Protecção Integrada. ISA Press. 2003.

Frescata, C. Protecção contra pragas sem luta química. Colecção AGRO. Publicações Europa­América. 2004.

Bergamin Filho, A.? Kimati, H. e Amorim, L. Manual de Fitopatologia. Princípios e Conceitos. 3ª Edição. Agronómica Ceres. Brasil. 1995.

Moreira, I.? Boulet, C.? Zaragoza, C.? Taleb, A. Ervas daninhas das vinhas e pomares. I.S.A. Lisboa. 1986.