Conhecimentos de Base Recomendados
Psicologia das relações interpessoais e psicossociologia da saúde
Métodos de Ensino
A unidade curricular será desenvolvida segundo um modelo teórico-prático com exposição estruturada dos conteúdos e respetiva análise e discussão ou debate. Utilizar-se-á uma metodologia interrogativa e interativa prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo, sempre que se justifique, a meios audiovisuais.
Contemplará, também, momentos de trabalho em pequenos grupos, com orientação, e ainda o estudo autónomo com pesquisas sobre os conteúdos expostos, visualização de videos e a leitura e análise crítica de textos/artigos/videos.
Resultados de Aprendizagem
aluno deve adquirir:
Conhecimentos de:
* Aprendizagem em contexto educacional
* Psicologia e educação
* Comunicação em situação pedagógica
* Como o cerebro regista e elimina a informação
Aptidões para:
* Adquirir conhecimentos e técnicas que facilitem a intervenção educativa eficaz e eficiente no âmbito da saúde ambiental;
* Compreender os fenómenos educacionais à luz dos factores psicológicos, nomeadamente a influência destes factores na prática educacional.
Competências para:
* Valorizar e aplicar o papel educativo e formativo face aos diferentes tipos de intervenção profissional;
* Demonstrar uma atitude pedagógica a nível individual e social, na relação com os outros;
Programa
1. Concepções e tendências actuais em Psicologia da Educação (4 horas)
1.1. Evolução histórica da Psicologia da Educação
1.2. Objectivos e definição da Psicologia da Educação
2- Aprendizagem em contexto educacional (6 horas)
2.1. Auto-regulação das aprendizagens
2.2. Motivação e aprendizagem- Estratégias motivadoras na aprendizagem escolar
2.3. Inteligência, inteligências e capacidade de aprendizagem; a inteligência emocional; conceitos e medidas
2.4. Diferenças individuais na aprendizagem escolar e as Necessidades Educativas Especiais
3. Psicologia e educação (4 horas)
3.1. Teorias de aprendizagem
3.2. Factores de aprendizagem
3.3. Comunicação em situação pedagógica e estratégias para melhorar a comunicação
4. Escola, Familia e Orientação escolar (3 horas)
4.1. Ambiente familiar e educação escolar
4.2. O desenvolvimento vocacional
5. A aprendizagem dos adultos e as diferenças entre educação escolar e formação profissional (4 horas)
5.1. Formação de adultos
5.2. Modelos Pedagógicos e Métodos Pedagógicos (Expositivos; Demonstrativos; Interrogativos; Activos)
6. Como aprende o cérebro: (8 horas)
6.1. O papel das ciências cognitivas na educação
6.2. Princípios da neurociência para aplicar à educação
6.3. Ensinar de forma mais eficaz
6.4. Inteligência artificial. Poderá a tecnologia substituir o formador?
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Primária
*Alarcão, I. & Tavares, J. (1990). Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. Coimbra: Livraria Almedina.
*Berbaum, J. (1993). Aprendizagem e formação. Porto: Porto Editora.
*Cherniss, C. & Goleman, D. (Eds.) (2002). The emotionally intelligent workplace. CA: Jossey-Bass.
*Coll, C., Marchesi, A. & Palácios, J. (2004). Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia da educação escolar. Porto Alegre: Artmed.
*Fachada, M. O. (2012). Psicologia das relações interpessoais. Lisboa: Edições Sílabo.
*Garanderie, A. (1992). Pedagogia dos processos de aprendizagem. Lisboa: Edições Asa.
*Marc, E. & Dominique, P. (1996). Interacção social. Lisboa: Rés Editora.
*Pereira, M. (2000). Sobredotação: A pluralidade do conceito. Sobredotação, 1, 1.
*Ribeiro, L. (1993). Comunicação global. Lisboa: Edições70.
*Ribeiro, A. C. (1999). Desenvolvimento curricular. Lisboa: Texto Editores.
*Sacadura, A. (1992). Relação pedagógica. Lisboa: Companhia Nacional de Serviços Lda.
*Silva, M. G. (1992). Métodos e técnicas pedagógicas. Lisboa: Companhia Nacional de Serviços Lda.
*Taveira, M. C. (2004). Desenvolvimento vocacional ao longo da vida. Coimbra: Almedina.
*Woolfolk, A. E. (2000). Psicologia da Educação. Porto Alegre: Artmed Editora
*Zabalza, M. (2001). Planificação e desenvolvimento curricular na escola. Porto: Edições Asa.
Secundária
Álamo, C. (2019). A química do cérebro: drogas e dependência. Atlântico Press, cop.
Álamo, J. Q. del. (2019). Fome, emoções e cérebro: comer com cabeça. Atlântico Press, cop.
Bentivoglio, M., & Zucconi, G. G. (2018). Quando o cérebro envelhece: mitos e certezas sobre um processo universal (e inevitável). Atlântico Press.
Canessa, N. (2019). O sonho da razão: como funciona o cérebro. Atlântico Press, cop.
Magrini, M. (2019). Cérebro: manual do utilizador. Desassossego.
Pérez, I. P. (2019). O mapa do cérebro: um passeio anatómico pela máquina de pensar. Cofina Media, cop.
Spek, V. Van der, & Bernard, A. (12182 B.C.E.). Nutrição e bem-estar mental: como e por que razão a nossa alimentação influencia o cérebro? Piaget.
Tiziana Cotrufo, J. M. U. B. (2019). O cérebro e as emoções: sentir, pensar, decidir. Cofina Media, cop.