Psicologia da Saúde

Conhecimentos de Base Recomendados

Não existem Conhecimentos de base recomendados.

Métodos de Ensino

A unidade curricular será desenvolvida segundo um modelo teórico com exposição estruturada dos conteúdos e respetiva análise e discussão ou debate. Utilizar-se-á uma metodologia interrogativa e interativa prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo, sempre que se justifique, a meios audiovisuais.

Contempla ainda o estudo autónomo com pesquisas sobre os conteúdos expostos e a leitura e análise critica detextos/artigos.

Resultados de Aprendizagem

Conhecimentos de: Saúde Ocupacional, Comportamentos, saúde e doença; Alterações psicossociais associadas à
doença.
Aptidões para: Conhecer a evolução dos conceitos ligados à saúde ocupacional e ao trabalho e integrar
conhecimentos no domínio da saúde e segurança dos trabalhadores; Entender os aspetos psicossociais básicos
relativos à promoção da saúde, à prevenção e superação da doença, e à adesão ao tratamento; Analisar e
interpretar as relações entre comportamento, emoções e estado de saúde; Discutir e analisar a aplicação de teorias
e modelos psicossociológicos na adoção de comportamentos de saúde e na modificação de comportamentos de
risco;
Competências para: Se proteger no desempenho da sua profissão e promover um ambiente de trabalho seguro e
saudável; Conhecer e discutir o papel do fisioterapeuta na promoção da saúde dos trabalhadores; Reflectir sobre a
doença em termos psicossociais; Ser ativo na promoção de comportamentos de saúde; Identificar e lidar com
emoções e stress.

Programa

1.Saúde ocupacional
2.As concepções de saúde e a psicologia da saúde
3.Comportamento e Psicologia da Saúde
3.1.Comportamentos de saúde, de doença, de doente, preventivos, de risco (de risco comportamental), patogenes
e imunogenes comportamentais, comportamentos benéficos e prejudiciais à saúde
3.2.Determinantes dos comportamentos de saúde e doença
Factores e influências psicossociais, emocionais, ambientais e cognitivos
O stress enquanto causa e consequência de comportamentos relacionados com a saúde
Stress e doença e os factores mediadores dessa relação
Crenças de saúde e cognições de doença, sua importância e consequências
3.3 Adopção e modificação de comportamentos de saúde
4.Importância da Psicologia nos serviços de saúde
O internamento hospitalar e as intervenções cirúrgicas

A criança hospitalizada
SIDA e a doença oncológica
5.A relação paciente-profissional de saúde
A comunicação e compreensão em saúde
A adesão ao tratamento e causas da falta de adesão
6.O stress profissional

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

*Banyard, P. (1996). Applying Psychology to Health. London: Hodder & Stoughton.
*Bennett, P. & Murphy, S. (1999). Psicologia e Promoção da Saúde. Lisboa: Climepsi Editores.
*Charpentier, G. (2003). As doenças e as suas emoções. Lisboa: Instituto Piaget.
*Coelho, J. A. (2008). Uma Introdução à Psicologia da Saúde Ocupacional-Prevenção dos Riscos Psicossociais no
Trabalho. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa.
*French, S. (1997). Physiotherapy – A Psychosocial Approach. Oxford: Butterworth – Heinemann.
*Marques, A. R. et al. (1991). Reacções Emocionais à Doença Grave: como lidar…. Coimbra: Ed. Psiquiatria Clínica.
*Mathews, A.; Steptoe, A.; Livingstone, C. (1988). Essential Psychology for Medical Pratice.
*McIntyre, T. (1994). Psicologia da Saúde: Áreas de Intervenção e Perspectivas Futuras. Lisboa: Associação dos
Psicólogos Portugueses.
*Montgomery, S. (1995). Ansiedade e Depressão. Lisboa: Climepsi Editores
*Ogden., J. (1999). Psicologia da Saúde. Lisboa: Climepsi Editores.