Métodos de Ensino
A UC será desenvolvida segundo um modelo teórico com exposição estruturada dos conteúdos e respectiva análise/discussão/debate. Utiliza-se uma metodologia interrogativa/interactiva prévia à apresentação dos conteúdos, e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática e recorrendo a meios audiovisuais.
Contempla ainda o estudo autónomo sobre os conteúdos e a análise critica de textos/artigos.
Avaliação: trabalho escrito que revele a capacidade para reflectir sobre os mesmos; e teste escrito, de avaliação sumativo constituído por questões que avaliam os conhecimentos adquiridos e a capacidade de aplicação prática desses. A aprovação na disciplina é obtida com uma classificação superior ou igual a 10 val resultante do somatório das classificações obtidas no trabalho (20%) e no teste escrito (80%) . A classificação em cada uma das avaliações não pode ser inferior a 9,5 val. A avaliação também pode ser realizada através de um exame escrito.
Resultados de Aprendizagem
O aluno deve adquirir:
Conhecimentos de:
* Comportamentos, saúde e doença;
* Alterações psicossociais associadas à doença.
Aptidões para:
* Entender os aspectos psicossociais básicos relativos à promoção da saúde, à prevenção e superação da doença, e à adesão ao tratamento;
* Analisar e interpretar as relações entre comportamento, emoções e estado de saúde.
*Discutir e analisar a aplicação de teorias e modelos psicossociológicos na adopção e manutenção de comportamentos de saúde bem como na modificação de comportamentos de risco;
Competências para:
* Reflectir sobre a doença em termos psicossociais;
* Ser um agente ativo na promoção de comportamentos de saúde;
* Identificar e lidar com emoções e stress
Programa
1. As concepções de saúde e a psicologia da saúde
Objectivos e factores de emergência da Psicologia da Saúde;
Psicologia da Saúde, saúde e doenças;
Impacto do comportamento na saúde, estilos de vida e qualidade de vida;
2. Comportamento e Psicologia da Saúde
Determinantes dos comportamentos de saúde e doença
Factores e influências psicossociais, emocionais, ambientais e cognitivos
Stress e doença e os factores mediadores dessa relação;
Crenças de saúde e cognições de doença, sua importância e consequências
3. Adversidade e resiliência
Como a mente supera as adversidades
Dinâmica no desenvolvimento da resiliência
4. Importância da Psicologia nos serviços de saúde.
O internamento hospitalar e as intervenções cirúrgicas
5. A relação paciente-profissional de saúde
A comunicação e compreensão em saúde
A adesão ao tratament e causas da falta de adesão
6. O stress profissional
Factores de stress nos profissionais de saúde;
Burnout;
Estratégias pessoais e institucionais para reduzir o stress
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
*Banyard, P. (1996). Applying Psychology to Health. London: Hodder & Stoughton.
*Bennett P. & Murphy, S. (1999). Psicologia e Promoção da Saúde. Lisboa: Climepsi Editores.
*Booth, D. (1994) Psychology of Nutrition. London: Taylor & Francis (e-book, 2016).
*Charpentier, G. (2003). As doenças e as suas emoções. Lisboa: Instituto Piaget.
*Conner, M. (2012). The Social Psychology of Food (applying social psychology), Brunner-Routledge.
*Logue, A. W. (2015). The Psychology of Eating and Drinking (4ª Edição). Nova Iorque: Routledge.
*Ogden., J. (2004). Psicologia da Saúde (2ª Edição). Lisboa: Climepsi Editores.
*Ogden, J. (2010). The Psychology of Eating: from healthy to disordered behaviour, 2ª ed., Willey-Blackwell.
*Paúl, C. & Fonseca, A. (2001). Psicossociologia da Saúde. Lisboa: Climepsi Editores.
*Serra, A.V. (2005). O Stress na Vida de Todos os Dias. Coimbra: Edição de Autor.
*Taylor, S. (2014). Health Psychology. Boston: McGraw – Hill.