Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Not applicable.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino incluem métodos expositivos, mas também ativos, interrogativos e demonstrativos,
permitindo uma maior interação com os estudantes e uma aprendizagem mais adequada de novas aptidões.
Nas aulas teórico-práticas, destacamos a utilização de técnicas de Role Play para o treino de competências de comunicação em saúde e para o treino do comportamento assertivo.
O treino das aptidões comunicacionais, de colaboração e interajuda e de gestão de conflitos no contexto do trabalho em equipa, poderão decorrer em articulação com o Projeto de Educação pelos Pares, no âmbito das atividades que estiverem em curso e forem de interesse para a UC.
Teaching methodologies include expository, but also active, interrogative and demonstrative methods,
allowing for greater interaction with students and better learning of new skills.
In the theoretical-practical classes, we highlight the use of role play techniques to train communication skills in health and to train assertive behavior.
The training of communication, collaboration and inter-help skills and conflit management in the context of teamwork, will take place in conjunction with the Peer Health Education Project, within the scope of activities that are taking place and are of interest to the UC.
Resultados de Aprendizagem
1. Capacidade de análise e interpretação do comportamento humano em termos organizacionais; 2. Formas de
interagir adequadas, no decurso da atividade profissional (nomeadamente, atitude interpessoal autoafirmativa,
capacidade de gerir conflitos e de trabalhar em equipa).
1. Ability to analyze and interpret human behavior in an organization; 2. Forms of
interact appropriately, in the course of professional activity (namely, self-assertive skills,
ability to manage conflicts and team work).
Programa
1.Teorias da comunicação – 6h
2.Comunicação verbal e não verbal – 6h
3. Aptidões do bom comunicador – 8h
4.Estilos de comportamento interpessoal e técnicas assertivas – 8h
5.O indivíduo e o grupo – 8h
6.Gestão de conflitos – 8h
7.Teorias da motivação humana – 8h
8. Processos de liderança – 8h
1.Theories of Communication – 6h
2. Verbal and non-verbal communication – 6h
3. Communication skills – 8h
4. Interpersonal behavior styles and assertive techniques – 8h
5.Team work – 8h
6. Conflict Management – 8h
7. Theories of Human Motivation – 8 h
8. Leadership Processes – 8h
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
BIBLIOGRAFIA FUNDAMENTAL (na biblioteca):
ATKINSON, Rita L. [et al.] – Introduction to psychology. 10th ed. New York : Harcourt Brace Jovanovich, 1990. XVIII, 786, [86] p. ISBN 0-15-543688-0
BANYARD, Philip ; HAYES, Nicky – Psychology : theory and apllication. 1st ed. London : Chapman & Hall, [1994]. IX, 564 p. ISBN 0-412-46440-2
FACHADA, M. Odete – Psicologia das relações interpessoais. 3ª ed. Lisboa : Rumo, 2000. 2 vols.
FELDMAN, Robert S. – Compreender a psicologia. 5ª ed. Lisboa [etc.] : McGraw-Hill, 2001. XXXII, 777 p. ISBN 978-972-773-070-4
FISKE J. (1990). Introdução ao Estudo da Comunicação Humana. Edições Asa.
GAMEIRO, Aires – Nocões de psicologia e relações humanas : para promover o crescer humano e o relacionamento mais satisfatório. 3ª ed. Porto : Edições Salesianas, 1986. 124 p.
GARCIA-MARQUES, Leonel, coord. – A psicologia social em Portugal. Lisboa : Cosmos, 1996. 213 p. ISBN 972-762-029-9. ISBN 972-762-029-9
KATZ, Daniel ; KAHN, Robert L. – Psicologia social das organizações. 3ª ed. São Paulo : Editora Atlas, 1987. 511 p. ISBN 85-224-0264-7
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | SECUNDÁRIA:
Alberti, R., Emmons, M. (2002) What it means to be assertive. In Stewart, J. (Org.) (2002) Bridges not walls, Lisboa, McGraw-Hill
Aronson, E., Wilson, T. D., & Akert, R. M. (2007). Social psychology (6th ed.). Upper Saddle River, NJ: Prentice-Hall
Barling, J., & Cooper, C.L. (2008). The Sage Handbook of Organizational Behavior Vol. 1: Micro Approaches . UK: Sage Public.
Leyens, J.P. (1985) Psicologia Social. Edições Persona.
Coyle-Shapiro, Jacqueline A-M.; Shore, L.; Taylor, M. S.; Tetrick, L. (2005). The employment relationship: Examining psychological and contextual perspectives. Oxford: Oxford University Press.
Cunha, M., Cunha, R., Rego, A.,Neves, P. & Cabral-Cardoso, C.. (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão .Lisboa: Editora RH.
Ferreira, J.M.C., Neves, J., e Caetano, A. (2011). Manual de psicossociologia das organizações. Lisboa: Escolar Edit.
Fiske, S. T., Gilbert, D. T., & Lindzey, G. (Eds.).(2010). Handbook of social psychology (5th ed., 2 Vols.). Hoboken, NJ: Wiley.
Freixo, J. V. (2006) Teorias e Modelos de Comunicação. Lisboa, Instituto Piaget. Gardiner, W. L. (2008) The Psychology of Communication. Victoria BC, Trafford Publishing
Gallo, C. (2014). TED. Os segredos de comunicação das conferencias mais carismáticas do mundo. Lisboa: Bertrand
Turner, J. (2003). Origens das emoções humanas. Lisboa: Instituto Piaget
Vala, J., e Monteiro, M. B. (2013). Psicologia social (9ª ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
Watzlawick, P. et al. (1993). Pragmática da comunicação humana. S. Paulo: Cultrix
Ao longo do período letivo são fornecidos aos alunos textos de apoio, assim como, a documentação utilizada nas
aulas