Psicologia das Relações Interpessoais

Métodos de Ensino

A UC será desenvolvida num modelo teórico-prático com exposição estruturada dos conteúdos e respetiva análise/discussão/debate. Utiliza-se uma metodologia interrogativa e interativa prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo, sempre que se justifique, a meios audiovisuais. Contemplará, também, momentos de trabalho em grupos, com apoio tutorial e a realização de exercícios de dramatização, role-playing, dinâmicas de grupo e outros, com orientação, e ainda o estudo autónomo sobre os conteúdos e a análise crítica de textos/artigos.
Avaliação: trabalhos individuais/grupo escritos e de um teste escrito sumativo.
A aprovação na disciplina é obtida com uma classificação superior ou igual a 10 val, resultante das classificações obtidas na componente teórico-prática (30%) e no teste escrito (70%)
A avaliação pode, também, ser realizada através de um exame escrito.

Resultados de Aprendizagem

O aluno deve adquirir:
Conhecimentos de:
* Comunicação e relações interpessoais;
* Comportamento individual e grupal e suas influências.
Aptidões para:
* Adoptar estratégias de comunicação verbal e não-verbal e de interação com doentes, outros profissionais e público;
* Compreender o mundo que o rodeia no âmbito individual e relacional;
* Reconhecer e discutir a importância do comportamento na relação interpessoal;
* Demonstrar empatia face às necessidades do outro.
Competências para:
* Comunicar e interagir de forma adequada, em diferentes contextos profissionais;
* Lidar adequadamente com o utente e sua família, respeitando diferenças, direitos e necessidades;
* Pensar criticamente sobre alguns fenómenos psicológicos que têm impacto na vida do dia a dia;
* Interpretar e analisar o comportamento humano

Programa

1. Comunicação humana e relacionamento interpessoal
1.1. Comunicação humana
Pragmática da comunicação
Importância do estudo da comunicação e funções da comunicação
Comunicação verbal (oral e escrita) e não verbal, comunicação face a face e entrevista
Barreiras à comunicação e fidelidade na comunicação
Atitudes na comunicação
1.2. Relacionamento interpessoal
Estilos de relacionamento interpessoal
Interacção social e relações interpessoais
Factores que afectam a qualidade das relações interpessoais
Auto-conceito, auto-estima e processos atribucionais
Cognição social, impressões e factores para a sua formação, categorização e suas disfunções.
2. O conflito nas relações interpessoais
Os tipos de conflito
Lidar com os conflitos e habilidades para o seu tratamento
3. Motivação
Motivação e comportamento
Teorias e abordagens da motivação
4. O grupo – Fenómenos grupais e processos de liderança
4.1. Interacção grupal e identidade
4.2. Liderança

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

*Berlo (2003). O processo de comunicação: Introdução à teoria e à prática. São Paulo: Martins Fontes.
*Dierssen (2019). Como Aprende (e Recorda) o Cérebro? Princípios da neurociência para aplicar à educação, Atlântico Press.
*Fachada, M. O. (2012). Psicologia das relações interpessoais (2ª Ed). Lisboa: Edições Sílabo.
*Lauffer, J. (2019 Prazer e recompensa : os mecanismos da motivação. Atlântico Press, (Neurociências & psicologia). ISBN 978-989-8965-68-4
*Jar, N. (2019). Comunicação Não Verbal. A linguagem silenciosa para além das palavras, Atlântico Press, 2019. ISBN: 978-989-8965-70-7
*Prette, A & Prette, Z. (2010). Psicologia das Relações Interpessoais: Vivências para o trabalho em grupo. São Paulo: Vozes.
*Rego, A. (2016). Comunicação pessoal e organizacional: teoria e prátIca (4ª Edição). Lisboa: Edições Sílabo,Lda.
*Watzlawick, P., Beavin, J., & Jackson, D. (1998). Pragmática da comunicação humana: um estudo dos padrões, patologias e paradoxos da interacção. São Paulo: Cultrix