Psicologia das Relações Interpessoais

Métodos de Ensino

A unidade curricular será desenvolvida segundo um modelo teórico-prático com exposição estruturada dos conteúdos e respetiva análise e discussão ou debate. Utilizar-se-á uma metodologia interrogativa e interativa prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo, sempre que se justifique, a meios audiovisuais. Contemplará, também, momentos de trabalho em pequenos grupos, com apoio tutorial e a realização de exercícios de dramatização, role-playing, dinâmicas de grupo e outros, com orientação, e ainda o estudo autónomo com pesquisas sobre os conteúdos expostos e a leitura e análise crítica de textos/artigos.
A aprovação na disciplina é obtida com uma classificação superior ou igual a 10 valores, resultante do somatório das classificações obtidas na componente teórico e Teórico-prática.
Avaliação:
T – Avaliação escrita – 70%
T/P- Fichas em aula – 30%

Resultados de Aprendizagem

O aluno deve adquirir conhecimentos de:
– Comunicação e relações interpessoais;
– Comportamento individual e grupal e suas influências.
O aluno deve adquirir aptidões para:
– Adoptar estratégias de comunicação verbal e não-verbal e de interação com doentes, outros profissionais e público;
– Compreender o mundo que o rodeia no âmbito individual e relacional;
– Reconhecer e discutir a importância do comportamento na relação interpessoal;
– Demonstrar empatia face às necessidades do outro.
O aluno deve adquirir competências para:
– Comunicar e interagir de forma adequada, em diferentes contextos profissionais;
– Lidar adequadamente com o utente e sua família, respeitando diferenças, direitos e necessidades;
– Pensar criticamente sobre alguns fenómenos psicológicos que têm impacto na vida do dia a dia;
– Interpretar e analisar o comportamento humano.

Programa

1. Comunicação humana e relacionamento interpessoal
1.1 Comunicação humana
Pragmática da comunicação
Importância do estudo da comunicação e funções da comunicação
Comunicação verbal e não verbal, comunicação face a face e entrevista
Barreiras à comunicação e fidelidade na comunicação
1.2. Relacionamento interpessoal
Interação social e relações interpessoais
Fatores que afetam a qualidade das relações interpessoais
Cognição social, impressões e fatores para a sua formação, categorização e suas disfunções.
2 O conflito nas relações interpessoais
Lidar com os conflitos e habilidades para o tratamento
3. Motivação
Teorias e abordagens da motivação
4. O grupo – Fenómenos grupais e processos de liderança
4.1. Interação grupal e identidade
Definição, características e tipos de grupos
O comportamento no grupo
– Comunicação, eficácia e produtividade do grupo
Coesão grupal e pressão de conformidade
4.2. Liderança
Características e estilos de liderança
Funções e consequências da liderança

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

– Abreu, M. V. (1998). Cinco Ensaios Sobre Motivação. Coimbra: Almedina
– Berlo, D. K. (1991). O Processo de Comunicação. Martins Fontes
– Fachada, M. O. (1992). Psicologia das Relações Interpessoais. Edições Rumo
– Feldman, R. (2001). Compreender a Psicologia. McGraw Hill
– Fiske, J. (1993). Introdução ao Estudo da Comunicação
– Jesuino, J.C. (1994). O que é a Psicologia. Difusão Cultural
– Porritt, L. (1990). Interaction Strategies. Churchill Livingstone
– Rego, A. (2007). Comunicação Pessoal e Organizacional: Teórica e Prática. Lisboa: Edições Sílabo,Lda
– Ribeiro, L. (1993). Comunicação Global. Edições 70
– Rodrigues, C. (1989). Afectividade (pp. 11-31). Porto: Contraponto
– Serra, A. V. (1986). Motivação e Aprendizagem. Porto: Contraponto.
-Watzlawick, P., Beavin, J. & Jackson, D. (1967). Pragmática da Comunicação Humano: um Estudo dos Padrões, Patologias e Paradoxos da Interacção. São Paulo: Editora Cultrix.
-Wright, B. (1992). Skills for Caring: Communication Skills