Conhecimentos de Base Recomendados
Não existem Conhecimentos de base recomendados.
Métodos de Ensino
A unidade curricular será desenvolvida segundo um modelo teórico com exposição estruturada dos conteúdos e respectiva análise e discussão. Utilizar-se-à uma metodologia interrogativa e interactiva prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo, sempre que se justifique, a meios audiovisuais. Contempla ainda o estudo autónomo com pesquisas sobre os conteúdos expostos e a leitura e análise critica de textos/artigos.
Resultados de Aprendizagem
O aluno deve adquirir:
Conhecimentos de:
* Desenvolvimento e crescimento humano
* Comportamentos, tarefas e transições desenvolvimentais ao longo da vida
Aptidões para:
*Conhecer, compreender e integrar o desenvolvimento das crianças, jovens e adultos, nas suas diferentes
dimensões e em diferentes contextos;
* Reconhecer, interpretar e analisar as consequências de alterações ou diferenças desenvolvimentais nas
capacidades, caracteristicas e comportamento humano;
Competências para:
* Identificar os comportamentos relevantes do ponto de vista desenvolvimental que permitem perceber o estádio
de desenvolvimento de determinada criança;
* Reconhecer, interpretar e analisar as consequências de alterações ou diferenças desenvolvimentais nas
capacidades, caracteristicas e comportamento humano.
Programa
1. Comportamento e desenvolvimento humano.
1.1. Noções introdutórias e relação entre os conceitos.
1.2. Bases biológicas do comportamento.
2. Crescimento e desenvolvimento humano ao longo do ciclo de vida.
2.1. O desenvolvimento da criança e do adolescente
Desenvolvimento cognitivo;
Desenvolvimento postural, motor e fisíco;
Desenvolvimento da linguagem;
Desenvolvimento social, emocional e moral.
2.2. O desenvolvimento do jovem e do adulto
Adolescência, adultez e velhice;
Desenvolvimento corporal, cognitivo e interpessoal;
Desenvolvimento psicossocial e psicossexual;
Desenvolvimento no contexto familiar.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Alarcão, I. & Tavares, J. (1990). Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Coimbra: Livraria Almedina.
*Berger, K.S. (1998). The Developing Person Through The Life Spen (4ªed). New York: Worth Publishers.
*Berryman, J. et al. (2001). A Psicologia do Desenvolvimento Humano. Instituto Piaget.
*Craig, G. J. (1992). Human Development. New Jersey: Prentice Hall, caps. 2, 6, 7, 8, 9, 10.
*Damásio, A. (1995). O Erro de Descartes: Emoção, Razão E Cérebro Humano (10 ed.). Mem Martins: Europa-
América.
*Delmine, R. & Vermeulen, S. (1992). O Desenvolvimento Psicológico da Criança. Colecção Biblioteca Básica de
Educação e Ensino, Edições Asa.
*Feldman, R. (2001). Compreender a Psicologia, McGraw Hill.
*Fonseca, V. (1989). Desenvolvimento Humano: Da Filógenese à Ontogenese da Motricidade. Lisboa: Editorial
Noticias.
*Hultsch, D. F. & Deutsch, F. (1981). Adult Development and Aging. New York: McGraw-Hill.