Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos são apresentados, desenvolvidos e analisados em sessões centradas no desenvolvimento de atividades de análise e reflexão crítica sobre problemas ligados à Psicologia do Envelhecimento. A exposição, as questões de reflexão, os trabalhos e a dinâmica de grupos, bem como a análise e exposição de pequenos textos são algumas das estratégias adotadas.
A avaliação respeita o estabelecido no Regulamento Interno da ESEC. Os/as estudantes escolhem uma das seguintes modalidades: avaliação contínua ou avaliação por exame.
A avaliação contínua contempla
-Teste individual (60% da nota final)
– Apresentação oral e escrita de um trabalho de grupo (30% da nota final)
– Realização de tarefas propostas na aula (10% da nota final).
A avaliação por exame consta de uma prova escrita sobre toda a matéria sumariada.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular Psicologia do Envelhecimento procura que os/as estudantes da licenciatura em Gerontologia Social conheçam as etapas e processos de desenvolvimento psicológico na idade adulta avançada. Assim, pretende-se que os/as estudantes atinjam os seguintes objetivos:
Conhecer os processos psicológicos normais de envelhecimento nos domínios cognitivo e psicossocial;
Compreender o impacto, na vida da pessoa idosa, das mudanças ao nível do funcionamento psicológico;
Ser capaz de vir a utilizar e aplicar, na futura prática profissional, os conhecimentos relativos aos processos psicossociais de envelhecimento, bem como as estratégias de intervenção aprendidas. A unidade curricular Psicologia do Envelhecimento procura que os/as estudantes da licenciatura em Gerontologia Social conheçam as etapas e processos de desenvolvimento psicológico na idade adulta avançada. Assim, pretende-se que os/as estudantes atinjam os seguintes objetivos:
Conhecer os processos psicológicos normais de
Programa
– Introdução
1. Objeto e objetivos da Psicologia do Desenvolvimento entendida na perspetiva do Ciclo Vital.
2. A abordagem ecológica do desenvolvimento humano.
3. Conceitos introdutórios relativos ao desenvolvimento na idade adulta.
II – Desenvolvimento na Velhice
1. Características e processos de envelhecimento nos domínios cognitivo e psicossocial.
2. Mudanças e / ou estabilidade das funções psicológicas.
III – Envelhecimento bem-sucedido
1. Modelos de envelhecimento e de envelhecimento bem sucedido.
2. Estratégias de intervenção.
IV – Questões relacionadas com o envelhecimento (temas opcionais)
1. Mitos e Preconceitos acerca do Envelhecimento.
2. Representações e Vivências da Menopausa.
3. A Sabedoria.
4. Psicologia Positiva e Envelhecimento.
5. Lidar com…
a. A Aposentação.
b. A(s) Doença(s) Crónica(s) na Idade Adulta Avançada.
c. O Stress do Cuidador.
d. A Perda e o Luto.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Assiduidade e Participação - 10.0%
- - Frequência - 60.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
BALTES, M. M. & BALTES, P. B. (2014). The Psychology of control and aging. New York: Psychology Press.
BARROS de OLIVEIRA, J. H. (2010). Psicologia do Envelhecimento e do Idoso, 3ª ed. revista. Porto: LivPsic.
CORREIA, J. M. (2006). Introdução à Gerontologia. Lisboa: Universidade Aberta.
FIRMINO, H. (Ed.). (2006). Psicogeriatria. Coimbra: Psiquiatria Clínica.
FONSECA, A. M. (2005). Desenvolvimento humano e envelhecimento. Lisboa: Climepsi.
LIMA, M. P. (2010). Envelhecimento(s). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
MARCHAND, H. (2005). Psicologia do Adulto e do Idoso. Coimbra: Quarteto.
PAPALIA, D. E., OLDS, S. W. & FELDMAN, R. D. (2006). Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artmed.
SIMÕES, A. (2006). A Nova Velhice. Porto: Âmbar.
STUART-HAMILTON, I. (2012). The Psychology of Ageing: An Introduction. London: Jessica Kingsley.