Conhecimentos de Base Recomendados
não são necessários conhecimentos prévios
Métodos de Ensino
A unidade curricular será desenvolvida segundo um modelo teórico-prático com momentos de exposição estruturada dos conteúdos e respectiva análise e discussão ou debate. Utilizar-se-á uma metodologia interrogativa e interactiva prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo, sempre que se justifique, a meios audiovisuais. Contempla ainda o estudo autónomo com pesquisas sobre os conteúdos expostos ou análise critica de textos/artigos.
Resultados de Aprendizagem
O aluno deve adquirir:
Conhecimentos de:
* Comunicação e relações interpessoais;
* Comportamento individual e grupal e suas influências.
Aptidões para:
* Adoptar estratégias de comunicação verbal e não-verbal e de interação com doentes, outros profissionais e público;
* Compreender o mundo que o rodeia no âmbito individual e relacional;
* Reconhecer e discutir a importância do comportamento na relação interpessoal;
* Demonstrar empatia face às necessidades do outro.
Competências para:
* Comunicar e interagir de forma adequada, em diferentes contextos profissionais;
* Lidar adequadamente com o utente e sua família, respeitando diferenças, direitos e necessidades;
* Pensar criticamente sobre alguns fenómenos psicológicos que têm impacto na vida do dia a dia;
* Interpretar e analisar o comportamento humano.
Programa
1. Comunicação humana e relacionamento interpessoal
1.1. Comunicação humana
Pragmática da comunicação
Importância do estudo da comunicação e funções da comunicação
Comunicação verbal (oral e escrita)
Comunicação não verbal: a linguagem silenciosa alem das palavras
comunicação face a face e entrevista
desvios e erros cognitivos
Barreiras à comunicação e fidelidade na comunicação
Atitudes na comunicação
1.2. Relacionamento interpessoal
Estilos de relacionamento interpessoal
Interacção social e relações interpessoais
Factores que afectam a qualidade das relações interpessoais
Auto-conceito, auto-estima e processos atribucionais
Cognição social, impressões e factores para a sua formação, categorização e suas disfunções.
2. O conflito intra e interpessoais
O mapa do Cerebro
Os neurónios espelho: aprendizagem, imitação e empatia
fome, emoções e cérebro
Os tipos de conflito
Lidar com os conflitos e habilidades para o seu tratamento
3. Motivação
Motivação e comportamento
Teorias e abordagens da motivação
Personalidade – significados pessoais e sentido de identidade
4. O grupo – Fenómenos grupais e processos de liderança
4.1. Interacção grupal e identidade
Definição, características e tipos de grupos
O comportamento no grupo
O trabalho em grupo e suas vantagens e desvantagens
Comunicação, eficácia e produtividade do grupo
Coesão grupal e pressão de conformidade
4.2. Liderança
Características e estilos de liderança
Funções e consequências da liderança.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia primária
*Fachada, M. O. (2012). Psicologia das relações interpessoais (2ª Edição). Lisboa: Edições Sílabo.
*Rego, A. (2016). Comunicação pessoal e organizacional: teoria e prátIca (4ª Edição). Lisboa: Edições Sílabo,Lda.
*Watzlawick, P., Beavin, J., & Jackson, D. (1967), (1998). Pragmática da comunicação humana: um estudo dos padrões, patologias e paradoxos da interacção. São Paulo: Cultrix.
Bibliografia Secundária
Álamo, J. Q. del, Félix-Alcántara, M. P., Arguis, C. B., Rojo, S. F., & Mínguez, F. M. (2018). Fome, emoçoes e cérebro: comer com cabeça. Atlantic Press.
Conde, C. J. C., & Ayala, F. J. (2019). O cérebro moral: evolução do cérebro e valores humanos. Atlantic Press.
Pérez, I. P. (2018). O mapa do cérebro; um passeio anatómico pela máquina de pensar. Atlantico Press.