Psicologia I

Conhecimentos de Base Recomendados

 não são necessários conhecimentos prévios

Métodos de Ensino

A unidade curricular será desenvolvida segundo um modelo teórico-prático com momentos de exposição estruturada dos conteúdos e respectiva análise e discussão ou debate. Utilizar-se-á uma metodologia interrogativa e interactiva prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo, sempre que se justifique, a meios audiovisuais. Contempla ainda o estudo autónomo com pesquisas sobre os conteúdos expostos ou análise critica de textos/artigos.

 

Resultados de Aprendizagem

O aluno deve adquirir:

Conhecimentos de:

* Comunicação e relações interpessoais;

* Comportamento individual e grupal e suas influências.

 

Aptidões para:

* Adoptar estratégias de comunicação verbal e não-verbal e de interação com doentes, outros profissionais e público;

* Compreender o mundo que o rodeia no âmbito individual e relacional;

* Reconhecer e discutir a importância do comportamento na relação interpessoal;

* Demonstrar empatia face às necessidades do outro.

 

Competências para:

* Comunicar e interagir de forma adequada, em diferentes contextos profissionais;

* Lidar adequadamente com o utente e sua família, respeitando diferenças, direitos e necessidades;

* Pensar criticamente sobre alguns fenómenos psicológicos que têm impacto na vida do dia a dia;

* Interpretar e analisar o comportamento humano.

Programa

1. Comunicação humana e relacionamento interpessoal

 1.1. Comunicação humana

Pragmática da comunicação

Importância do estudo da comunicação e funções da comunicação

Comunicação verbal (oral e escrita)

Comunicação não verbal: a linguagem silenciosa alem das palavras

comunicação face a face e entrevista

desvios e erros cognitivos

Barreiras à comunicação e fidelidade na comunicação

Atitudes na comunicação

 1.2. Relacionamento interpessoal

Estilos de relacionamento interpessoal

Interacção social e relações interpessoais

Factores que afectam a qualidade das relações interpessoais

Auto-conceito, auto-estima e processos atribucionais

Cognição social, impressões e factores para a sua formação, categorização e suas disfunções.

 2. O conflito intra e interpessoais

O mapa do Cerebro 

Os neurónios espelho: aprendizagem, imitação e empatia

fome, emoções e cérebro

Os tipos de conflito

Lidar com os conflitos e habilidades para o seu tratamento

 

3. Motivação

Motivação e comportamento

Teorias e abordagens da motivação

Personalidade – significados pessoais e sentido de identidade

 4. O grupo – Fenómenos grupais e processos de liderança

 4.1. Interacção grupal e identidade

Definição, características e tipos de grupos

O comportamento no grupo

O trabalho em grupo e suas vantagens e desvantagens

Comunicação, eficácia e produtividade do grupo

Coesão grupal e pressão de conformidade

 4.2. Liderança

Características e estilos de liderança

Funções e consequências da liderança.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

 

Bibliografia primária

*Fachada, M. O. (2012). Psicologia das relações interpessoais (2ª Edição). Lisboa: Edições Sílabo.

*Rego, A. (2016). Comunicação pessoal e organizacional: teoria e prátIca (4ª Edição). Lisboa: Edições Sílabo,Lda.

*Watzlawick, P., Beavin, J., & Jackson, D. (1967), (1998). Pragmática da comunicação humana: um estudo dos padrões, patologias e paradoxos da interacção. São Paulo: Cultrix.

 

Bibliografia Secundária

Álamo, J. Q. del, Félix-Alcántara, M. P., Arguis, C. B., Rojo, S. F., & Mínguez, F. M. (2018). Fome, emoçoes e cérebro: comer com cabeça. Atlantic Press.

Conde, C. J. C., & Ayala, F. J. (2019). O cérebro moral: evolução do cérebro e valores humanos. Atlantic Press.

Pérez, I. P. (2018). O mapa do cérebro; um passeio anatómico pela máquina de pensar. Atlantico Press.