Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
1. Regime de avaliação contínua:
a) prova(s) escrita(s) individual(s) (60%);
b) trabalho(s) de pesquisa e/ou trabalho(s) de grupo (30%);
c) qualidade da participação nas actividades letivas (avaliado através da realização de tarefas e exercícios em aula) (10%).
2. Regime de avaliação por exame:
a) prova escrita de carácter individual (100%)
Resultados de Aprendizagem
– Conhecer os principais estudos sobre os processos de influência social nos grupos;
– Reconhecer as repercussões destes processos na formação de valores, normas, opiniões, atitudes e ações de pessoas e de grupos;
– Compreender os processos de formação e as dinâmicas das equipas de trabalho nas organizações;
– Saber atuar na formação, gestão e desenvolvimento de equipas em contextos de trabalho;
– Saber aplicar os conhecimentos adquiridos na análise das dinâmicas organizacionais.
Programa
1) Introdução à Psicologia Social
2) Atitudes
a) O conceito e a medida das atitudes; b) Funções das atitudes; c) A mudança de atitudes
3) Processos de Grupo
a) Introdução ao estudo dos grupos: o conceito de grupo, estruturas e processos de grupo; b) Relação entre tipo de tarefa e desempenho dos grupos; c) Os processos de influência social: formação de normas; conformismo; obediência à autoridade; inovação e influência das minorias 4) Cooperação e conflito nas relações intergrupais
5) Psicologia Social aplicada às Organizações
a) Delimitação do conceito de organização e as suas principais abordagens; b) Tomada de decisão; b) Cidadania e percepção da justiça organizacional; c) Confiança; d) Liderança
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
- - Assiduidade e Participação - 10.0%
- - Frequência - 60.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Cunha, M., Rego, A, & Cabral-Cardoso, C (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão. Editora RH;
Ferreira, J, Neves, J & Caetano, A (Coord) (2011). Manual de psicossociologia das organizações. McGraw-Hill;
Forsyth, D. R (2019). Group dynamics (7th ed). Cengage;
Hogg, M. & Vaughan, G. (Eds) (2018). Social psychology (8thed). Pearson Education;
Myers, D. G. (2022). Social psychology (11thed). McGraw-Hill;
Renato, P. L., & Dimas, I. D. (2012). O grupo revisitado: Considerações em torno da dinâmica e dos processos grupais. In D. Gomes (Ed.), Psicologia das organizações, do trabalho e dos recursos humanos (pp. 135-199). Imprensa da UC;
Robbins, S. P., & Judge, (2018). Organizational behavior. Pearson;
Smith, E., Mackie, D. & Claypool, H. (2015). Social psychology. Psychology Press.
Vala, J. & Monteiro, M. (2017). Psicologia social (10ª ed). F Calouste Gulbenkian.
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