Psicologia

Conhecimentos de Base Recomendados

não são necessários conhecimentos prévios

Métodos de Ensino

A unidade curricular será desenvolvida segundo um modelo teórico-prático com exposição estruturada dos conteúdos e respetiva análise e discussão ou debate. Utilizar-se-á uma metodologia interrogativa e interativa prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo, sempre que se justifique, a meios audiovisuais. Contemplará, se possível, momentos de trabalho em pequenos grupos, com apoio tutorial e a realização de exercícios de dramatização, role-playing, dinâmicas de grupo e outros.

A utilização de metodologias expositivas e interrogativas permitirá a explicitação dos conceitos teóricos e seu enquadramento bem como a aferição do domínio dos mesmos por parte dos alunos. A existência de uma matriz teórico-prática permitirá, para além da exposição dos conteúdos, o recurso a metodologias interativas privilegiando a demonstração, exemplificação e aplicabilidade desses conteúdos e conceitos a diferentes situações, e circunstâncias, reais. Permitirá, assim, o desenvolvimento das competências mencionadas.

Resultados de Aprendizagem

O aluno deve adquirir:

Conhecimentos de:

  • Comunicação e relações interpessoais;
  • Comportamentos e trabalho;
  • Comportamentos, saúde e doença;
  • Alterações psicossociais associadas à doença.
  • Comportamento e atividade eletrica cerebral
  • Neuropsicologia

 

  • Aptidões para:
  • Adoptar estratégias de comunicação verbal e não-verbal e de interação com doentes, outros profissionais e público;
  • Identificar problemas na atividade profissional;
    • Entender os aspectos psicossociais e neuropsicológicos básicos, relativos à compreensão dos comportamentos, promoção da saúde, à prevenção e superação da doença, e à adesão ao tratamento;
    • Analisar e interpretar as relações entre comportamento, emoções, estado de saúde e neuropsicologia.

 

Competências para:

  • Comunicar e interagir de forma adequada, em diferentes contextos profissionais;
  • Lidar com situações problemáticas na atividade profissional;
  • Refletir sobre a doença em termos psicossociais;
  • Compreender os comportamentos disfuncionais
  • Ser um agente ativo na promoção de comportamentos de saúde;
  • Identificar e lidar com emoções e stress;
  • Lidar adequadamente com o utente e sua família.

Programa

Módulo 1 – Competências de Comunicação em Saúde

1 – Modelos teóricos da comunicação;

2  – Comunicação verbal e não-verbal;

3  – Aptidões comunicacionais (na relação com o utente e na equipa de saúde).

Módulo 2 – Relações Interpessoais e Trabalho em Equipa

1  – Equipa e multidisciplinariedade em saúde;

2  – Variáveis que influenciam o trabalho em equipa (motivação, processos de liderança, …);

3 – Gestão de conflitos;

Módulo 3 – Comportamentos em contexto laboral

1 – Trabalho, tarefa e atividade;

2 – Fatores de risco psicossociais (violência, assédio, intimidação,…).

3 – Stress profissional, burnout e outras consequências.

Módulo 4 – Comportamentos, Saúde e Doença

1 – Comportamentos de saúde e seus determinantes;

2 – Stress e saúde;

 3 – Literacia e adesão terapêutica.

Módulo 5 – Aspetos psicossociais associados à doença

1 – Repercussões emocionais mais frequentes (perturbações ansiosas e depressivas); 2 – O doente;

3 – O cuidador informal.

Módulo 6 – Relação entre comportamento e atividade cerebral

1 – O mapa do cérebro

2 – O Sistema Nervoso (autónomo, periférico e central);

3 – Neuropsicologia

córtex orbitofrontal e pré-frontal ventromedial a tomada de decisões

os juízos morais

A amígdala

Reconhecimento da expressão facial do medo

reconhecimento de diferentes tons de voz

córtex pré-frontal dorsolateral

tomada de decisões

memoria de trabalho

cognição social

psicopatia

córtex pré-frontal dorsolateral versus ventromedial

défice de atenção e psicopatia

cérebro e comportamento: o eterno problema

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Principal

 

Abreu, M. V. (1998). Cinco Ensaios sobre Motivação. Coimbra: Almedina.

Berlo, D. K. (1991). O Processo de Comunicação. Martins Fontes.

Bote M.R. 2018. Como tomamos decisões : os mecanismos neuronais da escolha. Atlântico Press, D.L. 2018. – 142, [1] p. : il. ; 24 cm. – (Neurociência & psicologia). ISBN 978-989-8942-94-4

*Caruana, F. 2019. O cérebro empático : como funciona a compreensão do outro?. Atlântico Press, cop. 2019. – 142, [2] p. : il. ; 24 cm. – (Neurociência & psicologia). ISBN 978-989-8989-74-1

Fachada, M. O. (1992). Psicologia das Relações Interpessoais. Edições Rumo.

Feldman, R. (2001). Compreender a Psicologia. McGraw Hill.

Fiske, J. (1993). Introdução ao Estudo da Comunicação.

Marc, E. & Dominique, P. (1996). Interacção Social, Rés Editora

McIntyre, T. M. (1994). Psicologia da Saúde: Áreas de Intervenção e Perspectivas Futuras. Associação dos Psicólogos Portugueses.

Montgomery, S. (1995). Ansiedade e Depressão. Lisboa: Climepsi Editores.

*Perez P. I. 2019. O mapa do cérebro : um passeio anatómico pela máquina de pensar Cofina Media. – 144 p. (Neurociência & psicologia). ISBN 978-989-8942-93-7

Pio Abreu, J.L. (2001). Como tornar-se doente mental. Coimbra: Quarteto

Porritt, L. (1990). Interaction Strategies. Churchill Livingstone

Rego, A. (2007). Comunicação Pessoal e Organizacional: Teoria e Prática. Lisboa: Edições Sílabo,Lda

Rodrigues, C. & Pina-Cabral, J. M. (1985). Motivação: Conceito. Aspectos Fundamentalmente Inatos. Porto: Contraponto Edições.

Serra, A.V. (2002). O Stress na Vida de Todos os Dias. Coimbra

*Triglia, A.2019. O que é a inteligência : do QI às inteligências múltiplas. Cofina Media, (Neurociência & psicologia). ISBN 978-989-8942-90-

Watzlawick, P., Beavin, J. & Jackson, D. (1967). Pragmática da Comunicação Humana: Um Estudo dos Padrões, Patologias e Paradoxos da Interacção. São Paulo: Editora Cultrix.

Wright, B. (1992). Skills for Caring: Communication Skills

Secundária

* Judd, F. K.; Graham, D.; Lipsitt, R. (1991). Handbook of Studies on General Hospital Psychiatry. Elsevier.

* Marc, E. & Dominique, P. (1996). Interacção Social, Rés Editora

* Marques, A. R. et al. (1991) Reacções Emocionais à Doença Grave: como lidar… Coimbra: Ed. Psiquiatria Clínica.

* Mathews, A.; Steptoe, A.; Livingstone, C. (1988). Essential Psychology for Medical Pratice.

* McIntyre, T. M. (1994). Psicologia da Saúde: Áreas de Intervenção e Perspectivas Futuras. Associação dos Psicólogos Portugueses.

* Montgomery, S. (1995). Ansiedade e Depressão. Lisboa:  Climepsi Editores.

* Pio Abreu, J.L. (2001). Como tornar-se doente mental. Coimbra: Quarteto

* Porritt, L. (1990). Interaction Strategies. Churchill Livingstone

* Rego, A. (2007). Comunicação Pessoal e Organizacional: Teoria e Prática. Lisboa: Edições Sílabo,Lda

* Ribeiro, L. (1993). Comunicação Global. Edições 70

* Rodrigues, C. & Pina-Cabral, J. M. (1985). Motivação: Conceito. Aspectos Fundamentalmente Inatos. Porto: Contraponto Edições.

* Serra, A. V. (1986). Motivação e Aprendizagem. Porto: Contraponto.

* Serra, A.V. (2002). O Stress na Vida de Todos os Dias. Coimbra

* Taylor, S. (1995). Health Psychology. McGraw – Hill

* Wright, B. (1992). Skills for Caring: Communication Skills