Psicopatologia

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Not applicable.

Métodos de Ensino

A unidade curricular será desenvolvida com uma exposição estruturada dos conteúdos e respetiva análise e discussão ou debate. Utilizar-se-á uma metodologia interrogativa e interativa prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo a meios audiovisuais.

Contempla ainda o estudo autónomo, e grupo, com pesquisas sobre os conteúdos expostos e a leitura e análise critica de textos/artigos científicos.

 

The curricular unit will be developed  with a structured exposition of the contents and respective analysis and discussion or debate. An interrogative and interactive methodology will be used prior to the presentation of the main contents and concepts, and demonstration/exemplification of the same through their practical application in everyday situations and using audiovisual means.

It also includes the autonomous study (team work) with research on the exposed contents and the reading and critical analysis of scientific articles.

Resultados de Aprendizagem

O aluno deve adquirir:
Conhecimentos de:
* Saúde Mental;
* Quadros psicopatológicos;
* Caraterísticas e diferenciação dos diferentes quadros.
Aptidões para:
* Refletir sobre os factores implicados na saúde mental;
* Compreender os principais quadros psicopatológicos;
* Refletir sobre a relação do corpo com a doença mental.
Competências para:
* Identificar os principais quadros psicopatológicos;
* Reconhecer formas de lidar com os mesmos.

Programa

1. Perspectiva histórica, modelos explicativos e principais classificações em psicopatologia
2. Perturbações que surgem habitualmente na infância e adolescência
*Perturbações do desenvolvimento
*Perturbações do comportamento e da ansiedade
*Perturbações de eliminação

*Abuso físico e sexual
*Perturbações alimentares
3. Perturbações no sistema familiar
*Perspectiva sistémica
*O ciclo vital da família
*Disfunções familiares
4. Perturbações que surgem habitualmente na idade adulta
*Considerações iniciais (psicopatologia da percepção, pensamento, memória e consciência)
*Perturbações ansiosas
*Perturbações somatoformes
*Perturbações do humor
*Esquizofrenia e outras psicoses

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

* Alarcão, M. (2000). (Des)Equilíbrios familiares. Coimbra: Quarteto.
* American Psychiatric Association (1994). DSM IV – Manual de Diagnóstico das Perturbações Mentais. Lisboa:
Climepsi Editores.
* Barraclough, J.; Gill, D. (1997). Bases da psiquiatria moderna. Lisboa: Climepsi Editores.
* Joyce-Moniz, L. (1993). Psicopatologia do desenvolvimento do adolescente e do adulto. Lisboa: McGraw-Hill.
* Macedo, A.F.; Pocinho, F.E. (1999). Obsessões e compulsões. Coimbra: Quarteto.
* Montgomery, S. (1995). Ansiedade e Depressão. Lisboa: Climepsi Editores.
* Pinto Gouveia, J. (2000). Ansiedade Social. Coimbra: Quarteto.
* Pio Abreu, J.L. (2001). Como tornar-se doente mental. Coimbra: Quarteto.