Conhecimentos de Base Recomendados
não são necessários conhecimentos prévios
Métodos de Ensino
A unidade curricular será desenvolvida segundo um modelo teórico-prático com exposição estruturada dos conteúdos e respetiva análise e discussão ou debate. Utilizar-se-á uma metodologia interrogativa e interativa prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo, sempre que se justifique, a meios audiovisuais. Contemplará, também, momentos de trabalho em pequenos grupos, com apoio tutorial e a realização de exercícios de dramatização, role-playing, dinâmicas de grupo e outros, com orientação, e ainda o estudo autónomo com pesquisas sobre os conteúdos expostos e a leitura e análise crítica de textos/artigos.
A utilização de metodologias expositivas e interrogativas permitirá a explicitação dos conceitos teóricos e seu enquadramento bem como a aferição do domínio dos mesmos por parte dos alunos. A existência de uma matriz teórico-prática permitirá, para além da exposição dos conteúdos, o recurso a metodologias interativas privilegiando a demonstração, exemplificação e aplicabilidade desses conteúdos e conceitos a diferentes situações, e circunstâncias, reais. Permitirá, assim, o desenvolvimento das competências mencionadas.
Resultados de Aprendizagem
O aluno deve adquirir:
Conhecimentos de:
* Modificação nas conceções de saúde;
* Comportamentos, saúde e doença;
* Alterações psicossociais associadas à doença.
Aptidões para:
* Entender os aspetos psicossociais básicos relativos à promoção da saúde, à prevenção e superação da doença, e à adesão ao tratamento;
* Analisar e interpretar as relações entre comportamento, emoções e estado de saúde.
Competências para:
* Reflectir sobre a doença em termos psicossociais;
* Ser um agente ativo na promoção de comportamentos de saúde;
* Identificar e lidar com emoções e stress;
Programa
1. Indivíduo, sociedade, saúde e ambiente (3 horas)
2. Representações sociais do corpo da saúde e da doença (3 horas)
3. Evolução histórica dos conceitos de saúde e doença (4 horas)
A prevenção da doença e a promoção da saúde;
Os modelos da saúde e a promoção da saúde;
4. Promoção de saúde e prática de comportamentos de saúde (4 horas)
Adopção e modificação de comportamentos de saúde;
Intervenções dirigidas ao indivíduo e Intervenção a nível populacional;
5. As concepções de saúde e a psicologia da saúde (9 horas)
Objectivos e factores de emergência da Psicologia da Saúde;
Psicologia da Saúde, saúde e doenças;
Impacto do comportamento na saúde, estilos de vida e qualidade de vida;
6. Comportamento e Psicologia da Saúde (9 horas)
6.1. Comportamentos de saúde, de doença, de doente, preventivos (de protecção comportamental), de risco (de risco comportamental), patogenes e imunogenes comportamentais, comportamentos benéficos e prejudiciais à saúde;
6.2. Determinantes dos comportamentos de saúde e doença
Factores e influências psicossociais, emocionais, ambientais e cognitivos;
O stress enquanto causa e consequência de comportamentos relacionados com a saúde;
Stress e doença e os factores mediadores dessa relação;
Crenças de saúde e cognições de doença, sua importância e consequências;
7. O stress profissional (8 horas)
Factores de stress profissional
Factores de stress nos profissionais de saúde;
Burnout;
Estratégias pessoais e institucionais para reduzir o stress.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Principal
*Ogden., J. (2004). Psicologia da Saúde (2ª Edição). Lisboa: Climepsi Editores.
*Paúl, C. & Fonseca, A. (2001). Psicossociologia da Saúde. Lisboa: Climepsi Editores.
Secundária
*Banyard, P. (1996). Applying Psychology to Health. London: Hodder & Stoughton.
*Bennett, P. & Murphy, S. (1999). Psicologia e Promoção da Saúde. Lisboa: Climepsi Editores.
*Charpentier, G. (2003). As doenças e as suas emoções. Lisboa: Instituto Piaget.
*Fischer, N. (1994). Psicologia social do ambiente. Lisboa: Instituto Piaget.
*Giddens, A. & Sutton, P. (2013). Sociology. Cambridge: Polity Press.
*Helman, C. (2007). Culture, Health and Illness. London: Hodder Arnold.
*McIntyre, T. (1994). Psicologia da Saúde: Áreas de Intervenção e Perspectivas Futuras. Lisboa: Associação dos Psicólogos Portugueses.
*Nettleton, S. (2013). The Sociology of Health and Illness (3ª Edição). Cambridge: Polity Press.
*Ribeiro, J.L. (1998). Psicologia e Saúde, Lisboa: Instituto Superior de Psicologia Aplicada.
*Serra, A.V. (2005). O Stress na Vida de Todos os Dias. Coimbra: Edição de Autor.
*Taylor, S. (2014). Health Psychology. Boston: McGraw – Hill.