Conhecimentos de Base Recomendados
Não são necessários conhecimentos especializados prévios.
Métodos de Ensino
As aulas são teórico-práticas (TP).
Na abordagem das temáticas serão utilizados meios audiovisuais e digitais para apresentação dos conteúdos e exemplos que os ilustrem, bem como casos práticos e exercícios em aula, individuais e em grupo, para fomentar a participação ativa.
Os métodos pedagógicos utilizados serão: o expositivo, o interrogativo (com perguntas aos alunos durante a exposição) e o estudo de caso, possibilitando uma abordagem prática, ativa com interação dos alunos de maneira a que haja facilitação para a criação de ideias e confirmação dos conteúdos apreendidos, bem como uma forte aproximação aos contextos organizacionais atuais.
Sempre que possível e de acordo com as temáticas, serão propostos aos estudantes autodiagnósticos de forma a que estes perceberem melhor a aplicação das matérias na sua própria realidade.
Serão utilizadas ferramentas facilitadoras da aprendizagem e estimulantes para os alunos, fazendo uso da tecnologia educativa, tais como: Kahoot, Socrative e Mentimeter.
Resultados de Aprendizagem
O propósito da Unidade Curricular é dotar os alunos de conhecimentos e técnicas que lhes permitam identificar os elementos que estão presentes na dinâmica das relações humanas nas organizações e o seu impacto na eficácia organizacional.
São objetivos específicos:
– Compreender a relação entre a cultura e a sociedade, suas interações, implicações e contextos específicos
– Analisar as organizações modernas e os efeitos da Globalização num mundo em constante mudança e VICA (volátil, incerto, complexo e ambíguo)
– Conhecer e caraterizar processos psicossociais em contextos organizacionais
– Compreender o comportamento individual e de equipas de trabalho nas organizações
– Enquadrar os processos de motivação e tomada de decisão associados aos contextos de mudança organizacional.
No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
- Reconhecer a importância das pessoas nas organizações, potenciando as suas diferenças individuais para a melhoria da competitividade
- Gerir as interações entre processos, pessoas e equipas em contexto organizacional
- Aplicar práticas de comunicação eficaz de relações interpessoais
- Compreender as teorias da motivação humana e articulá-las para promover práticas que melhorem a produtividade e qualidade de vida nas organizações
- Conhecer a dinâmica das equipas de trabalho nas organizações
- Promover mecanismos de dinamização da cultura e desenvolvimento organizacional.
Programa
1. O mundo das organizações: caraterísticas, contexto atual VICA, globalização, tecnologia e diversidade
2. A socialização: os processos, as pessoas, as equipas e as interações
3. A importância das pessoas nas organizações: diferenças individuais
3.1. A Personalidade
3.2. A atitude
3.3. A perceção
3.4. Os valores
3.5. As emoções
3.6. A aprendizagem
4. A Interação Social: aplicação aos vários contextos
5. A Comunicação Interpessoal: aplicação e integração aos processos de relações interpessoais
6. A Motivação Humana: processos e modelos
7. A dinâmica dos grupos nas organizações
7.1. Tipos e caraterísticas dos grupos
7.2. Equipas de trabalho e trabalho em equipa
8. Os processos de dinâmica de grupos e de tomada de decisão
9. A cultura e o desenvolvimento organizacional
10. As organizações modernas e o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional: aplicação aos contextos laborais
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia fundamental:
Cunha, M. P., Rego, A., Cunha R. C., & Cardoso, C. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa, Editora RH.
Bibliografia complementar:
Almeida, F. (2007). Psicologia para Gestores: Comportamentos de sucesso nas organizações (2ª Ed.). McGraw-Hill.
Arnold, J. & Randall, R. (2010). Work Psychology: Understanding Human Behaviour in the Workplace. London: Prentice Hall.
Ferreira, J., Neves, J., & Caetano, A. (2011). Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisboa, Escolar Editora.
Finuras, P. (2018). Globalização, Diferenças Culturais e Gestão Internacional de Recursos Humanos (2ª ED.). Lisboa, Edições Sílabo.
Goleman, D. (2010). Inteligência Emocional. Edição Temas e Debates.
Gonçalves, S. (2014). Psicossociologia do Trabalho e das Organizações: Princípios e Práticas. Lisboa, Edições Lidel.
Prieto, G. (2005). Trabajo en Equipo. Ediciones Pirámide
Ramos, P. & Chastre, A. (2017). Liderança: Para onde vamos a partir daqui?. Tema Central
Vala, J. & Monteiro, M. B. (2013). Psicologia Social. Fundação Calouste Gulbenkian