Conhecimentos de Base Recomendados
Não Aplicável.
Métodos de Ensino
As aulas são teórico-práticas.
Na abordagem das temáticas serão utilizados meios audiovisuais e digitais para apresentação dos conteúdos e exemplos que os ilustrem, bem como casos práticos e exercícios para fomentar a participação ativa.
Os métodos pedagógicos utilizados serão: o expositivo, o interrogativo e o estudo de caso, possibilitando uma forte integração aos contextos organizacionais e profissionais dos vários alunos.
Resultados de Aprendizagem
O propósito da Unidade Curricular é dotar os alunos de conhecimentos e técnicas que lhes permitam identificar os elementos que estão presentes na dinâmica das relações humanas nas organizações e o seu impacto na eficácia organizacional.
São objetivos específicos:
– Compreender a relação entre a cultura e a sociedade, suas interações, implicações e contextos específicos
– Analisar as organizações modernas e os efeitos da Globalização num mundo em constante mudança e VICA (volátil, incerto, complexo e ambíguo);
– Conhecer e caraterizar processos psicossociais em contextos organizacionais
– Compreender o comportamento individual e de equipas de trabalho nas organizações
– Enquadrar os processos de motivação e tomada de decisão associados aos contextos de mudança organizacional.
Programa
O mundo das organizações: caraterísticas, contexto atual VICA, globalização, tecnologia e diversidade
A socialização: os processos, as pessoas, as equipas e as interações
A importância das pessoas nas organizações: diferenças individuais
A Personalidade, a atitude, a perceção, os valores, as emoções e a aprendizagem
A Interação Social: aplicação aos vários contextos
A Comunicação Interpessoal: aplicação e integração aos processos de relações interpessoais
A Motivação Humana: processos e modelos
A dinâmica dos grupos nas organizações
Tipos e caraterísticas dos grupos
Equipas de trabalho e trabalho em equipa
Os processos de dinâmica de grupos e de tomada de decisão
A cultura e o desenvolvimento organizacional
As organizações modernas e o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional: aplicação aos contextos laborais
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Almeida, F. (2007). Psicologia para Gestores: Comportamentos de sucesso nas organizações (2ª Ed.). McGraw-Hill.
Arnold, J. & Randall, R. (2010). Work Psychology: Understanding Human Behaviour in the Workplace. London: Prentice Hall.
Cunha, M. P., Rego, A., Cunha R. C., & Cardoso, C. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa, Editora RH.
Ferreira, J., Neves, J., & Caetano, A. (2011). Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisboa, Escolar Editora.
Finuras, P. (2018). Globalização, Diferenças Culturais e Gestão Internacional de Recursos Humanos (2ª ED.). Lisboa, Edições Sílabo.
Goleman, D. (2010). Inteligência Emocional. Edição Temas e Debates.
Gonçalves, S. (2014). Psicossociologia do Trabalho e das Organizações: Princípios e Práticas. Lisboa, Edições Lidel.
Prieto, G. (2005). Trabajo en Equipo. Ediciones Pirámide
Ramos, P. & Chastre, A. (2017). Liderança: Para onde vamos a partir daqui?. Tema Central
Vala, J. & Monteiro, M. B. (2013). Psicologia Social. Fundação Calouste Gulbenkian