Qualidade do Ar

Métodos de Ensino

Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula; Orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada; Discussão e reflexão sobre questões pertinentes relacionadas com a matéria exposta em sala de aula e apresentação e discussão de estudos de caso que reforçam a aprendizagem teórica. Avaliação consiste na apresentação oral de um seminário sobre um dos temas.
Avaliação teórico-prática – 65%
Avaliação prática – 35%
(Notas mínimas de 9,5 valores em cada uma das matrizes)
Avaliação por exames de acordo com regulamento académico

Resultados de Aprendizagem

O aluno deve adquirir conhecimentos de:
Composição e constituintes do ar
Forma e agentes de poluição atmosférica
Dispersão e tratamento de poluentes
Metodologias de monitorização da qualidade do ar
O aluno deve adquirir aptidões para:
Reconhecer as fontes de poluição da qualidade do ar
Reconhecer metodologia para monitorização da qualidade do ar
Realizar avaliações da qualidade do ar interior
Criar formas de melhorar a qualidade do ar
O aluno deve adquirir competências para:
Integrar equipas de avaliação da qualidade do ar
Realizar avaliações da qualidade do ar interior
Criar mecanismos de melhoria da qualidade do ar

Programa

ATMOSFERA
Composição e função da atmosfera
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA
História e origem da poluição atmosférica
Principais poluentes atmosféricos e efeitos na saúde humana e nos ecossistemas
Classificação de fontes de emissão
Alterações climáticas e influencia na qualidade do ar
A camada do ozono
Índice de qualidade do ar
Monitorização da qualidade do ar
Mecanismos de transporte e de deposição de poluentes atmosféricos
Modelos de dispersão
Processos de tratamento e depuração de efluentes gasosos
QUALIDADE DO AR INTERIOR
Enquadramento legal
Síndrome do edifício doente e doenças relacionadas com o edifício
Quantificação de poluentes do ar interior
Medição e monitorização da qualidade do ar
Impactes da má qualidade do ar na saúde
Avaliação dos poluentes físico-químicos CO (índice 2,) PM (índice 10) e PM (índice 2,5), no âmbito da avaliação simplificada
Componente de avaliação analítica

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

– Ferreira, A.; Qualidade do ar interior em escolas e saúde das crianças, Faculdade de Medicina da universidade de Coimbra, 2014
– Silva, M. Eldery exposure to air pollitants, Delft University of Technology, 2015
– GOMES, J. POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA, EDIÇÕES TÉCNICAS, LISBOA, 2001
– ITSEMAT AMBIENTAL, MANUAL DE CONTAMINACIÓN AMBIENTAL, FUNDACIÓN MAPFRE, EDITORIAL MAPFRE, S.A., 2000
– THAD GODISH, AIR QUALITY, 3RD EDITION, LEWIS PUBLISHERS, 2004
– BOMBEL, R.W. ET AL: FUNDAMENTALS OF AIR POLLUTION, 3RD EDITION, ACADEMIC PRESS DE NEVERS, NOEL (1997): INGINIERIA DE CONTROL DE LA CONTAMINACIÓN DEL AIRE, MCGRAW HILL
– GOMES, JFP. QUALIDADE DO AR, EDIÇÕES TÉCNICAS ISQ, LISBOA, 1992
– APA, AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE, RELATÓRIO DO ESTADO DO AMBIENTE, ALFRAGIDE, PORTUGAL (edição em vigor)
– Portaria n.º 138-G/2021 de 1 julho