Conhecimentos de Base Recomendados
Química Orgânica e Química Geral
Métodos de Ensino
Aulas teóricas expositivas com recurso a meios audiovisuais e interativas entre aluno e professor, com utilização das aulas práticas para reforçar a compreensão dos conteúdos programáticos teóricos.
Resultados de Aprendizagem
A UC de Química Alimentar visa dotar os alunos de conhecimentos específicos sobre os diferentes constituintes alimentares. Estes incluem os compostos maioritários, como a água, proteínas, lípidos e hidratos de carbono; componentes minoritários (vitaminas e minerais); e constituintes indesejáveis (aditivos, conservantes, contaminantes, pesticidas, toxinas e resíduos de medicamentos) por vezes presentes nos alimentos.
Pretende, igualmente, dotar os alunos de conhecimentos teóricos e práticos no que se refere a métodos e técnicas de preparação de amostras de alimentos, e técnicas de análise de alimentos.
Os alunos deverão ser capazes de reconhecer a estrutura das moléculas orgânicas presentes nos alimentos, bem como elaborar cálculos elementares relativos à determinação das concentrações das mesmas em amostras alimentares.
Para atingir este objetivo, é adotada uma divisão do programa curricular em duas partes distintas: a Parte I é relativa a conhecimentos gerais e a Parte II compreende conhecimentos específicos relacionados com os constituintes dos alimentos.
Programa
PARTE A – CONHECIMENTOS GERAIS
1. Rudimentos e concentração de soluções (2h)
2. Ligações químicas nos compostos de carbono (2h)
3. Nomenclatura de compostos orgânicos (2h)
PARTE B – CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Constituintes dos alimentos
1. Água (3 horas)
2. Vitaminas e Minerais (6 horas)
2.1. Classificação das vitaminas; Descrição das diferentes vitaminas e respetiva importância
2.2. Minerais: Macroelementos; Elementos vestigiais essenciais; Elementos vestigiais não essenciais
3. Hidratos de carbono (6 horas)
3.1. Monossacarídeos: estrutura e nomenclatura, propriedades físicas, propriedades sensoriais, reações químicas e derivados.
3.2. Oligossacarídeos: estrutura e nomenclatura, propriedades e reações.
3.3. Polissacarídeos: Classificação e estrutura, propriedades
4. Proteínas (6 horas)
4.1. Aminoácidos: estrutura e categorias
4.2. Péptidos: definição, propriedades físicas e sensoriais
4.3. Estrutura e conformação das proteínas
4.4. Reações e propriedades
4.5. Enzimas
4.6. Função das proteínas nos alimentos
5. Lípidos (6 horas)
5.1. Classificação dos lípidos
5.2. Ácidos gordos: nomenclatura e classificação, propriedades físicas e químicas
5.3. Acilgliceróis: nomenclatura e propriedades
5.4. Fosfo- e glicolípidos, lipoproteínas e membranas biológicas
5.5. Lípidos não saponificáveis: hidrocarbonetos, esteróides, carotenóides
5.6. Reação das gorduras dos alimentos
6. Aditivos alimentares e contaminantes (4 horas)
7. Fitoquímicos (4 horas)
8. Análise e discussão de artigos científicos relacionados com a composição química de alimentos (4 horas)
Matriz Prática (P):
Realização de alguns trabalhos práticos (Ex.):
1. Aplicação de conceitos relativos a rudimentos e concentrações
2. Determinação de pH em diferentes alimentos
3. Determinação da acidez do vinagre
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
– Damodaran, S., & Parkin, K.L. (Eds.). Fennema’s Food Chemistry. CRC Press, 2008.
– Vaclavik V.A., Christian, E.W. Essentials of Food Science. New York: Springer, 2014. (e-book)