Quimica Alimentar

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se um conhecimento base de matemática, bem como conhecimentos básicos na área de química geral e orgânica.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas visam a apresentação detalhada dos conteúdos programáticos, utilizando-se uma metodologia expositiva-ativa. Os conteúdos são expostos apelando a uma intervenção constante do aluno. São efetuados cálculos analíticos tipo, pelo professor, que permitirão a resolução acompanhada dos problemas propostos nas aulas práticas. Nas aulas práticas, serão realizados trabalhos laboratoriais, para aplicação dos conhecimentos adquiridos na componente teórica.

A carga horária da disciplina será coadjuvada por um horário semanal de atendimento aos alunos. Quando necessário, serão dadas aulas complementares de esclarecimento de dúvidas.

Resultados de Aprendizagem

O aluno deve adquirir conhecimentos sobre:

– Principais compostos orgânicos (nomenclatura e escrita). Reconhecimento dos grupos funcionais. Noção de isomerismo. Ligação química no carbono versus hibridação.

– Concentração de soluções aquosas expressas em unidades físicas e em unidades químicas.

– Noção de diluição e fator de diluição. Cálculos analíticos correspondentes.

– Diferentes constituintes alimentares, quer maioritários, quer minoritários.

 

O aluno deve adquirir aptidões de:

Identificação dos principais compostos orgânicos e formas mais recorrentes. Os alunos deverão ser capazes de reconhecer a estrutura das moléculas orgânicas presentes nos alimentos, bem como elaborar cálculos elementares relativos à determinação das concentrações das mesmas em amostras alimentares.

A UC de Química Alimentar visa dotar os alunos de conhecimentos específicos sobre os diferentes constituintes alimentares. Estes incluem os compostos maioritários, como a água, proteínas, lípidos e hidratos de carbono; componentes minoritários (vitaminas e minerais); e constituintes indesejáveis (aditivos, conservantes, contaminantes, pesticidas, toxinas e resíduos de medicamentos) por vezes presentes nos alimentos.

Para atingir este objetivo, é adotada uma divisão do programa curricular em duas partes distintas: a Parte I é relativa a conhecimentos gerais e a Parte II compreende conhecimentos específicos relacionados com os constituintes dos alimentos.

O principal objetivo destes conteúdos programáticos é criar uma interface entre os conhecimentos e fenómenos químicos lecionados e outras disciplinas que deles se socorrem, tanto a nível teórico como a nível prático laboratorial.

Programa

Matriz Teórica

PARTE A – CONHECIMENTOS GERAIS

1. Rudimentos e concentração de soluções

2. Ligações químicas nos compostos de carbono

3. Nomenclatura de compostos orgânicos

 

PARTE B – CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Constituintes dos alimentos

1. Água

2. Vitaminas e Minerais: Classificação das vitaminas; Descrição das diferentes vitaminas e respetiva importância; Minerais: Macroelementos; Elementos vestigiais essenciais; Elementos vestigiais não essenciais

3. Hidratos de carbono: Monossacarídeos: estrutura e nomenclatura, propriedades físicas, propriedades sensoriais, reações químicas e derivados; Oligossacarídeos: estrutura e nomenclatura, propriedades e reações; Polissacarídeos: Classificação e estrutura, propriedades

4. Proteínas: Aminoácidos: estrutura e categorias; Péptidos: definição, propriedades físicas e sensoriais; Estrutura e conformação das proteínas; Reações e propriedades; Enzimas;Função das proteínas nos alimentos.

5. Lípidos: Classificação dos lípidos; Ácidos gordos: nomenclatura e classificação, propriedades físicas e químicas; Acilgliceróis: nomenclatura e propriedades; Fosfo- e glicolípidos, lipoproteínas e membranas biológicas; Lípidos não saponificáveis: hidrocarbonetos, esteróides, carotenóides; Reação das gorduras dos alimentos.

6. Aditivos alimentares e contaminantes

7. Análise e discussão de artigos científicos relacionados com a composição química de alimentos

 

Matriz Prática

Realização de alguns trabalhos práticos (Ex.):

1. Aplicação de conceitos relativos a rudimentos e concentrações

2. Determinação da massa volúmica de uma solução de sal de cozinha

3. Determinação da dureza da água

4. Determinação da acidez do vinagre

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia primária:

– Morrison, R., Boyd, R., Química Orgânica, 13.ª edição, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1996

– Tomé, A., Introdução à nomenclatura dos compostos orgânicos, 1ª Edição, Lisboa, Escolar Editora, 2010.

– Belitz H.-D., Grosh W., Schieberle P., Food Chemistry. 4th Edition, Springer-Verlag 2009.

Bibliografia Secundária:

– Damodaran, S., Parkin, K.L. (Eds.)., Fennema’s Food Chemistry. CRC Press, 2008.

– Vaclavik V.A., Christian, E.W., Essentials of Food Science. New York: Springer, 2014. (e-book)