Conhecimentos de Base Recomendados
Físico-Química 10º e 11º anos de escolaridade
Métodos de Ensino
A transmissão de conhecimentos é feita num clima de diálogo com os alunos, que favoreça e consolide o processo de ensino-aprendizagem. A UC é lecionada em aulas teóricas e em aulas práticas laboratoriais. Nas aulas teóricas é feita a exposição dos fundamentos teóricos necessários ao desenvolvimento dos conteúdos e à aquisição das competências definidas. Procura-se a participação dos alunos na adaptação dos conceitos à resolução de situações concretas, podendo ser apresentados e discutidos na sala de aula exercícios de natureza teórico-prática. A componente laboratorial envolve a execução de protocolos, com elaboração de relatórios.
Resultados de Aprendizagem
São objetivos de aprendizagem da Unidade Curricular Química e Bioquímica I, que o aluno adquira as seguintes competências:
Conhecer as propriedades das soluções; Compreender as leis do equilíbrio químico e a sua aplicação a reações ácido base; Conceitos de oxidação-redução; Conhecer a estrutura e dos grupos funcionais característicos das biomoléculas: Açúcares, lípidos e proteínas; – Conhecer a estrutura e características principais dos açúcares, lípidos e proteínas.
Programa
Tabela periódica e conceito de eletronegatividade. Ligação química, tipos de forças intermoleculares e a sua influência nas propriedades dos compostos com especial relevo para os pontos de fusão e ebulição e miscibilidade. Moléculas anfotéricas e a sua importância biológica. Tipos de solução, processo de dissolução, unidades de concentração e cálculo da concentração de uma solução, efeito da temperatura e da pressão na solubilidade dos gases em líquidos. Propriedades coligativas das soluções. A importância da pressão osmótica. Conceitos básicos sobre equilíbrio químico e a sua aplicação a equilíbrio ácido-base. Importância das soluções tampão. Titulações ácido-base. Conceitos de oxidação-redução. Estrutura e nomenclatura dos grupos funcionais característicos das biomoléculas: açúcares, lípidos e proteínas. Estrutura e principais características físico-químicas dos açúcares, lípidos e proteínas.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Atkins, P., Laverman, L., Jones, L. (2016). Chemical Principles: the quest for insight. W.H.Freeman, Co. Ltd.
Chang, R. (2005) Química. McGraw-Hill, Inc.
Jones, L.L. & Atkins, P.W. (2002). Chemistry: Molecules, matter and change: New York Freeman
Morrison, R. Boyd, R. (1996). Química orgânica: Fundação Calouste Gulbenkian
Reger, D., Goode, S., Mercer, E. (2010). Química: princípios e aplicações: Fundação Calouste Gulbenkian
Klein, D. R. (2012). Organic chemistry. John Wiley & Sons, Inc.