Conhecimentos de Base Recomendados
12º ano quimica
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino utilizadas têm como finalidade proporcionar uma eficaz transmissão de conhecimentos num clima de diálogo com os alunos, que favoreça e consolide o processo de ensino-aprendizagem.
A Unidade Curricular é lecionada em aulas teóricas e em aulas práticas laboratoriais. Nas aulas teóricas é feita a exposição dos fundamentos teóricos necessários ao desenvolvimento dos conteúdos e à aquisição das competências definidas. Procura-se a participação dos alunos na adaptação dos conceitos, à resolução de situações concretas, podendo ser apresentados e discutidos na sala de aula exercícios de natureza teórico-prática.
A componente laboratorial envolve a execução de protocolos, com elaboração de relatórios, sendo exigida a presença dos alunos nas aulas práticas de modo a proporcionar o contato com o laboratório
Resultados de Aprendizagem
São objetivos de aprendizagem da Unidade Curricular que o aluno adquira as seguintes competências: 1. Conhece a estrutura e a nomenclatura das principais classes de compostos orgânicos 2. Compreende as propriedades físicas e químicas dos compostos orgânicos 3. Conhece a reatividade dos principais grupos funcionais. 4. Conhece a estrutura das principais famílias de compostos biológicos. 5 Compreende o metabolismo dos hidratos de carbono, dos lípidos e das proteínas
Programa
Estrutura, nomenclatura e propriedades físicas e reatividade química dos compostos orgânicos. Estrutura e propriedades das principais famílias de compostos naturais. Estrutura e propriedades dos hidratos de carbono, alguns lípidos e proteínas. Funções biológicas dos hidratos de carbono, lípidos e proteínas, em particular enzimas: estrutura geral e mecanismo de ação. Metabolismo dos hidratos de carbono e triglicerídeos.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Testes teórico - 75.0%
- - Pratica - 25.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
1. Lehninger, Princípios de Bioquímica, 6ª Edição, David L. Nelson, Michael M. Cox, Freeman, W. H. & Company, Nova York, 2014.
2. Campos, Luís S., Entender a Bioquímica, 5ª Edição, Escolar Editora, Lisboa, 2009.
Q. Orgânica
3. Allinger, N.L.; Stevens, C.L. – Organic Chemistry, Worth Publishers, Inc., 2012.
4. Morrison, R.; Boyd, R. – Química Orgânica, Fundação Calouste Gulbenkian, 2018.