Radiofarmácia

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos base de Química, Bioquímica, Fisiologia e Farmacologia lecionados nas respetivas UCs do curso de Farmácia.

Métodos de Ensino

Será adotada uma metodologia teórica expositiva que apela a participação dos alunos no sentido de adquirir os conhecimentos, aptidões e competências definidas, de modo a que possam ser postas em prática e uma metodologia teórico-prática com enfoque na vertente aplicada dos conceitos adquiridos a exemplos práticos em Radiofarmácia. 

Resultados de Aprendizagem

O aluno deve adquirir Conhecimentos de:
• Radiofármacos usados na prática profissional incluindo a farmacocinética e farmacodinâmica, a administração, os ricos associados e a regulamentação legal associada
• Procedimentos de controlo de qualidade associados à Radiofarmácia.
• Interações farmacológicas e reações adversas dos fármacos e radiofármacos
• Minimização da dose nos seres humanos e meio ambiente
• Funcionamento de uma radiofarmácia, incluindo regulamentação legal, operações e registo.

Aptidões em administrar com segurança o radiofármaco, incluindo a punção e a administração segundo o protocolo em vigor.

Competências para desempenhar de forma responsável e autónoma as tarefas profissionais para com o doente aquando da administração do radiofármaco, responder adequadamente a contra-indicações, complicações e emergências.

Deve saber preparar radiofármacos de acordo com as normas e diretivas existentes.

Programa

• Introdução à radiofarmácia e princípios fundamentais. Noções básicas de radiofarmacologia. (4h)
• Radiofármacos em Medicina Nuclear Convencional. Diagnóstico vs terapêutica. Tipos de formulação. Gerador molibdénio-tecnécio. Química do tecnécio-99m. Propriedades dos quelatos e bioconjugados. Principais aplicações em MN convencional. Marcação de anticorpos e péptidos. Marcação de células. (8h)
• Radiofármacos marcados com emissores de positrões. Principais aplicações clínicas e Investigação. (6h)
• Controlo de qualidade em radiofarmácia. Radiofarmácia convencional vs PET. Boas práticas radiofarmacêuticas. Procedimentos analíticos. Controlo do processo. Testes microbiológicos. (6h)
• Operação de uma radiofarmácia. Regulamentação europeia e nacional. Trabalho em ambiente assético. Organização de uma unidade de produção. Validação, documentação e arquivo. (6h)

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Abrunhosa, Antero and Prata, Maria I. (2010). Radiopharmaceuticals: Development and Main Applications. in Nuclear Medicine Physics. Pedroso de Lima, J.J. (Ed.). CRC Press;

Saha, Gopal B. (2018). Fundamentals of Nuclear Pharmacy. Springer-Verlag. Seventh Edition.

Theobald, Tony (2010), Sampson’s Textbook of Radiopharmacy. Pharmaceutical Press. Fourth edition;

Handbook of Radiopharmaceuticals: Radiochemistry and Applications (2005). Michael J. Welch (Ed). Wiley.