Conhecimentos de Base Recomendados
O aluno deverá ter conhecimento das diferentes Tecnologias de Reabilitação Auditiva, da Patologia do Sistema Audiovestibular, dos métodos de avaliação audiológica em diferentes faixas etárias, bem como de Psicologia das Relações interpessoais.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas e interativas, possibilitam a compreensão dos conteúdos programáticos. As aulas teórico-práticas permitem que os alunos assimilem a metodologia de avaliação audiológica com vista ao processo de Reabilitação Auditiva mais indicado para a situação clínica e faixa etária, de uma forma integrada e com uma visão de conjunto. As aulas são presenciais sendo possível a lecionação de aulas à distância até ao limite de 25%.
As aulas práticas permitem a consolidação dos conhecimentos obtidos nas aulas teórico-práticas, aumentando as competências e aptidões dos alunos ao poderem colocar em prática as metodologias de avaliação com vista selecionar o plano de Reabilitação Auditiva mais adequado. Para o efeito serão usadas diferentes metodologias com recurso a programas de simulação, softwares de programação, role-play, entre outros, o que vai permitir o desenvolvimento de competências necessárias em contextos reais.
Os alunos serão acompanhados no decorrer do semestre com esclarecimento de dúvidas, sempre que solicitado e como complemento de formação. São disponibilizadas duas horas semanais, com horário pré-definido ou a combinar com o aluno.
São, também, disponibilizados a cada aluno os suportes pedagógicos de toda a matéria lecionada com as referências bibliográficas recomendadas para a disciplina, no início do semestre.
Resultados de Aprendizagem
Adquirir metodologias de avaliação e intervenção em reabilitação auditiva em equipas interdisciplinares.
Programa
Definição de reabilitação e reabilitação auditiva (2h)
Importância da reabilitação auditiva; Privação, estimulação precoce, plasticidade cerebral; Tipos de reabilitação
auditiva; Limitações da reabilitação auditiva (4h)
Os diferentes graus e tipos de surdez e os desafios na re(h)abilitação (2h)
O impacto da deficiência auditiva no indivíduo com perda auditiva (2h)
Aplicação das escalas de desvantagem auditiva (6h)
Fatores psicológicos e educacionais e a sua influência na motivação para a reabilitação auditiva (2h)
Análise das expectativas sob o ponto de vista do utente e do audiologista (2h)
Fatores éticos e económicos e a sua influência no processo de reabilitação auditiva (2h)
A Avaliação audiológica de crianças, adultos e idosos no âmbito do processo de reabilitação auditiva e respetivo relatório (2h)
Casos clínicos: trabalhos de grupo (2h)
Apresentação de caso clínico (2h)
Avaliação de conhecimentos (2h)
Matriz prática: os alunos serão divididos em 5 grupos num total de 150h.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Essencial:
HULL, R. (2001) Aural Rehabilitation Serving Children and Adults, 4ª Edição, San Diego, Singular Publishing Group, Inc.
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Recomendada:
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MALTBY, M T (2019) Principles of Hearing Aid Audiology, 3rd Edition, Newcastle, 2019, ISBN: 1-5275-3033-7
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RODRIGUEZ, M., IRUJO, A. (2002) Implantes Cocleares, Barcelona, Masson
SOUZA, C.; ROLAND, P. ; TUCCI, D. L. (2017) Implantable Hearing Devices, Plural Publishing, ISBN 978-1-59756-855-5
TYE-MURRAY, N. (2024) Foundations of Aural Rehabilitation, Children, Adults and Their Family Members. Sixth Edition. San Diego, Plural Publishing Group, Inc. ISBN13: 978-1-63550-420-0
VENEMA, T. H. (2017) Compression for Clinicians – A Compass for Hearing Aid Fittings, 3rd Edition, Plural Publishing. ISBN 978-1-59756-987-3