Reabilitação Auditiva II

Conhecimentos de Base Recomendados

O estudante deverá ter conhecimento das diferentes Tecnologias de Reabilitação Auditiva, da Patologia do Sistema Audiovestibular, dos métodos de avaliação audiológica em diferentes faixas etárias. Deverá ainda, ter consolidado conhecimentos de Reabilitação Auditiva I, bem como de Psicologia das Relações interpessoais.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas expositivas e interativas, possibilitam a compreensão dos conteúdos programáticos. As aulas teórico-práticas permitem que os alunos assimilem a metodologia de intervenção audiológica com vista à implementação e seguimento do processo de Reabilitação Auditiva mais indicado para a situação clínica e faixa etária, de uma forma integrada e com uma visão de conjunto. As aulas são presenciais sendo possível a lecionação de aulas à distância até ao limite de 25%.

As aulas práticas permitem a consolidação dos conhecimentos obtidos nas aulas teórico-práticas, aumentando as competências e aptidões dos alunos ao poderem colocar em prática as metodologias de avaliação com vista a conduzir o plano de Reabilitação Auditiva mais adequado. Para o efeito serão usadas diferentes metodologias com recurso a programas de simulação, softwares de programação, role-play, entre outros, o que vai permitir o desenvolvimento de competências necessárias em contextos reais.

Os alunos serão acompanhados no decorrer do semestre com esclarecimento de dúvidas, sempre que solicitado e como complemento de formação. São disponibilizadas duas horas semanais, com horário pré-definido ou a combinar com o aluno.

São, também, disponibilizados a cada aluno os suportes pedagógicos de toda a matéria lecionada com as referências bibliográficas recomendadas para a disciplina, no início do semestre.

 

Resultados de Aprendizagem

Adquirir metodologias de intervenção em reabilitação auditiva em equipas interdisciplinares.

Programa

Considerações para o uso e orientação das ajudas técnicas em bebés, crianças, adultos e pessoas idosas (2h)

Importância do programa de reabilitação auditiva e as suas diferentes etapas (2h)

Avaliação do (in)sucesso de um programa de reabilitação auditiva (2h)

Ajustes de programação em função das queixas/complicações reportadas (2h)

Aplicação do treino auditivo no programa de reabilitação auditiva (2h)

A importância das equipas interdisciplinares no programa de reabilitação auditiva: O contributo do Audiologista (2h)

Aplicação de escalas de satisfação (2h)

Os sistemas de apoio à escuta nas salas de aulas; A integração da criança com deficiência auditiva no sistema de ensino (2h)

Avaliação e Intervenção em indivíduos com acufenos (4h)

Teleaudiologia na Reabilitação Auditiva (2h)

Elaboração de relatórios (2h)

Casos clínicos (4h)

Avaliação de conhecimentos (2h)

Matriz prática: os alunos serão divididos em 4 grupos, num total de 120h.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Essencial:

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Recomendada :

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MALTBY, M T (2019) Principles of Hearing Aid Audiology, 3rd Edition,  Newcastle, 2019, ISBN: 1-5275-3033-7

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 RODRIGUEZ, M., IRUJO, A. (2002) Implantes Cocleares, Barcelona, Masson

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 VENEMA, T. H. (2017) Compression for Clinicians – A Compass for Hearing Aid Fittings, 3rd Edition, Plural Publishing. ISBN 978-1-59756-987-3