Conhecimentos de Base Recomendados
– Anatomofisiologia do sistema vestibular periférico e central;
– Avaliação Clínica do paciente com sintomas vestibulares;
– Análise e interpretação dos testes de avaliação vestibular;
– Saber relacionar os resultados dos testes de avaliação vestibular com os síndromes e sintomas vestibulares.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas de ensino expositivo e dialógica, com recurso a meios audiovisuais, que poderão ser lecionadas em modo remoto, até 25% das horas. Realização de trabalhos de grupo e visualização de vídeos e artigos científicos de casos clínicos.
As aulas de matriz práticas, terão um ensino demonstrativo e prático, o que permitirá aos alunos aprender numa dinâmica de roleplay. Serão também lecionadas aulas práticas em contexto hospitalar com casos clínicos reais.
Resultados de Aprendizagem
– Adquirir conhecimentos sobre os princípios da reabilitação vestibular (RV), suas indicações e contraindicações.
– Saber quais os equipamentos e as estratégias a utilizar no processo de reabilitação vestibular.
– Saber realizar planos individualizados para cada caso clínico.
– Saber o papel do licenciado em Audiologia na equipa interdisciplinar de reabilitação vestibular.
Programa
– Apresentação e definição de datas de avaliação – 2h
– Manobras de reposicionamento para a VPPB – 4h
– RV: Princípios Gerais – 2h
Compensação vestibular; Adaptação; Habituação e Substituição; Objetivos; Indicações e Contraindicações
– RV: Materiais e equipamentos – 6h
Cadeira Rotatória; Estimulação Optocinética; Exercícios estabilidade do olhar; Exercícios na plataforma
– Estratégias de RV – 6h
Vestibulopatia unilateral; Vestibulopatia bilateral; Alterações vestibulares centrais;
– RV nas vertigens psicogênicas e na presbivertigo – 2h
– Elaboração e Avaliação do plano de RV – 4h
– Implante vestibular – 2h
– Avaliação escrita – 2h
Aulas Práticas: 30 horas p/ cada grupo:
Manobras de reposicionamento para a VPPB
Cadeira rotatória a baixas e altas frequências
Estimulação optocinética
Plataforma computorizada
Filmes com exemplos práticos sobre os diversos temas abordados
Casos Clínicos e elaboração de planos de RV
Observação de pacientes em contexto hospitalar
Avaliação prática
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Prioritária:
– Eggers, S., Bistdorft, A.,Brevern, M., Zee, D., Kim, J., Perez-Fernandez, N.,… Newman-Toker, D. (2019). Classification of vestibular signs and examination techniques: nystagmus and nystagmus-like movements. Journal of vestibular Research, 29: 57-87.
– Giardi, M., Randolph, A., Nakayama, M. (2005). Vestibular rehabilitation therapy for the patient with dizziness and balance disorders: exercise protocols. Canadá: Vestibular Techologies Publications
– Herdman, S.J. (2002). Reabilitação vestibular. 2ª Edição. Barueri:Manole.
– Herdman, S. J. (2007). Vestibular Rehabilitation. 3ª Edição. Philadelphia: Davis Company
– Associação Portuguesa de Otoneurologia (2012). Reabilitação Vestibular. Abbot Laboratórios, Lda.
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– Associação Portuguesa de Otoneurologia. (2017). Vertigem Posicional. Campo Maior. Retrieved from:
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– Associação Portuguesa de Otoneurologia. (2019). Vestibulppatia Bilateral. Cascais. retrieved from:
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– Baloh, R. W., Honrubia, V. (2001). Clinical Neurophysiology of the Vestibular System. Third Edition. Oxford University Press. 2001
Facultativa:
– Bronstein, A. M. e Lempert, T. (2007). Dizziness: A Practical Approach to Diagnosis and Management. Cambridge University Press.
– Girardi, M. (2005). Vestibular Rehabilitation Therapy for the Patient With Dizziness and Balance Disorders: Exercise Protocols. Vestibular Technologies, L L C.
– Jacobson, G. P. Shepard, N. T. (2008). Balance Funtion Assessment and Management. Plural Publishing. San Diego.
-Maia, F., Albernaz, P., & Carmona, S. (2014). Otoneurologia Atual. Rio de Janeiro: Revinter