Recursos Hídricos e Regadio

Métodos de Ensino

Exposição oral – usada para apresentação de conteúdos letivos detalhando princípios e fundamentos, ilustrados com casos práticos, com o apoio a projeção vídeo de esquemas e imagens; o professor complementa esta apresentação com a exibição de equipamentos e a demonstração de problemas de cálculo. Problemas de cálculo numérico – usada para o desenvolvimento de competências de raciocínio específico para o tema da unidade curricular, visando também a autoavaliação para que o estudante se consciencialize do seu nível de compreensão da matéria. Visita de campo – usada para apresentação e explicação pelo professor de exemplos de sistemas e equipamentos de rega e drenagem, procurando motivar e incentivar o estudante para o estudo; a visita, em princípio, tem lugar em terrenos agrícolas da Escola. Projeto – usado para desenvolver um trabalho de verificação ou dimensionamento de componentes de instalações de rega e drenagem ao nível da parcela, exigindo a integração de conhecimentos teóricos e práticos já adquiridos.

Resultados de Aprendizagem

1. Compreende a relação dos recursos hídricos com a agricultura e ambiente;
2. Conhece as bases da rega e drenagem, referenciadas aos recursos hídricos, solo, clima, necessidades de água das culturas e hidráulica das instalações;
3. Conhece os métodos de rega, critérios de escolha e procedimentos de cálculo de instalações ao nível da parcela;
4. Conhece os sistemas e técnicas de drenagem e os respetivos critérios do dimensionamento e manutenção

Programa

No primeiro capítulo do programa aborda-se a introdução à gestão dos recursos hídricos e sua relação com agricultura e ambiente.
O capítulo seguinte contém as bases da rega e drenagem, que incluem aspetos sobre os recursos hídricos, o solo, o clima, as necessidades de água das culturas e hidráulica das instalações, para o conhecimento dos fundamentos técnicos e científicos que suportam o estudo e a aplicação das tecnologias de rega e drenagem.
No terceiro capítulo abordam-se os métodos de rega, para a compreensão das caraterísticas dos processos, dos procedimentos de cálculo de instalações ao nível da parcela e dos critérios de escolha dos sistemas.
O último capítulo inclui a drenagem, abordando-se fundamentos e descrição dos sistemas, para a compreensão das técnicas de drenagem e dos critérios do dimensionamento e manutenção.

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ALLEN, R., L.S. PEREIRA, G. RAES, M.SMITH – Evapotranspiración del cultivo. Guías para la determinación de los requerimientos de agua de los cultivos. Fao Irrig.Drain. 56. Roma, 2006.
MILLAR, A. A. – Drenagem de Terras Agrícolas: Bases Agronómicas. S. Paulo: McGraw-Hill, 1978.
OLIVEIRA, I. – Técnicas de Regadio. Teoria e Prática. 2ª Ed. Lisboa: Ed. Autor, 2011.
PEREIRA, L.- Necessidades de água e métodos de rega. Lisboa: Pub. Europa-América, 2004.
RAPOSO, J. R. – A Rega – dos primitivos regadios às modernas técnicas de rega. Lisboa: FCG, 1996.
JAMES, L.G. Principles of Farm Irrigation System Design. Ed. Wiley, 1988.
QUINTELA, A. – Hidráulica. Lisboa: FCG, 1981.
TANJI, K. K., N. C. KIELEN – Agricultural drainage water management in arid and semi-arid areas. FAO Irrig.Drain. 61, Rome, 2002.
STUYT, L.C.P.M., W. DIERICKX, J. M. BELTRÁN – Materials for subsurface land drainage systems. FAO Irrig.Drain. 60, Rome, 2005.