Métodos de Ensino
Ensino teórico com suporte informático; Visitas de estudo a diferentes instalações de redes de fluidos; Seminários sobre temas específicos; Aprendizagem em grupo. A avaliação envolve simultaneamente a realização de uma prova escrita no final do semestre, o relatório do trabalho proposto e a apresentação oral do trabalho. A ponderação é a seguinte: prova escrita – 50%; relatório – 30%; apresentação e discussão – 20%. Na prova escrita de avaliação exige-se, como nota mínima, 40% do valor da prova.
Resultados de Aprendizagem
Transmitir aos alunos as noções gerais das diferentes redes de fluidos e desenvolver a capacidade de elaboração de projectos de redes de fluidos. Fomentar o trabalho em grupo. Competências a adquirir: Projetar redes de fluidos e dirigir a sua instalação; Saber planear e executar programas e actividades de manutenção de redes de fluidos.
Programa
Introdução. Dimensionamento de redes de fluidos. Tubos. Modos de ligação de tubagens. Acessórios de ligação de tubagem. Válvulas. Juntas de expansão. Purgadores de vapor, separadores diversos e filtros. Recomendação de materiais para alguns serviços. Especificações de material de tubagem. Suportes de tubagem. Desenhos de tubagens. Montagem e testes de tubagens. Normas, códigos e especificações. Projecto de redes de fluidos.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO