Conhecimentos de Base Recomendados
N.A.
Métodos de Ensino
O processo de ensino-aprendizagem baseia-se numa combinação de atividades que utilizam diferentes métodos apropriados a cada tipo de conteúdo:
– Componente expositiva dos princípios teóricos, com utilização de meios audiovisuais e recurso a estratégias de exposição participada, complementada com estudo de casos e trabalho de pesquisa orientada, individualmente ou em grupo.
– Componente de aplicação prática, com análise de casos práticos, resolução de exercícios, elaboração de um projecto aplicado (em grupo), bem como atividades de orientação tutorial.
A forma de avaliação será periódica ou por exame
Na avaliação periódica, Os elementos de avaliação terá 2 componentes: (1) trabalho em grupo de um projecto com a ponderação de 40%; (2) prova escrita individual, com um peso de 60%
Prova escrita 60% + trabalho/projecto: 40 %
b) Avaliação final por exame (época normal e de recurso)
Avaliação final contemplará uma prova escrita com ponderação de 100%
Resultados de Aprendizagem
Caracterizar as novas configurações /formas de cooperação empresarial “business network”
Perceber a inovação dentro de um quadro conceptual de processos internos e ligações externas, analisando experiências colaborativas e de inovação aberta
Interpretar os fatores económicos, sociais e de mercado que facilitam a inovação empresarial
Compreender o ciclo de inovação e identificar as barreiras e riscos da inovação.
Desenvolver as aptidões para gerir, controlar, comunicar e integrar as competências com base no conhecimento actualizado, na capacidade crítica e na criatividade para a inovação
Conceber e operacionalizar programas de inovação aberta em co-criação com os stakeholders organizacionais para a gestão da inovação dentro da organização e com o seu meio envolvente.
Aplicar conceitos e indicadores de inovação na análise de sistemas e processos de inovação.
Compreender e interpretar metodologias de gestão do processo de inovação.
Programa
1. As redes intra e interorganizacionais:
1.1. Definição, características e funcionamento das redes
2.. A cooperação na rede e a competitividade empresarial
2.1. A gestão das Redes de relacionamentos.
3. . Gestão e planeamento das redes de cooperação
3.1. Negociação, formalização, e planeamento
3.3. Condições de Estabilidade da rede
4. A Gestão da Inovação e a Inovação empresarial
4.1. Contextos da Inovação
4.2. Processo e modelos de Inovação
4.3. Inovação em rede, inovação aberta, co-criação e desenvolvimento de comunidades de interacção.
5. A inovação empresarial como vector estratégico
5.1 Estratégias de inovação. Captura de valor e novos mercados
5.2. Inovação nos Serviços
5.3. Inovação no Produto e Desenvolvimento Tecnológico
6. Gestão da inovação na empresa
6.1. Processos de valorização e de comercialização da tecnologia e da inovação.
6.2. Processos críticos para a aceleração e a dinamização da inovação empresarial
6.3. Inovação em “rede”: inovação aberta, co-criação
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - frequencia/teste/prova escrita - 60.0%
- - trabalho de grupo - 40.0%
- - exame/prova escrita - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
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Trott, Paul (2012), Innovation Management and New Product Development, Financial Times Press, 5th Edition, p. 620.
Dodgson, M., Gann, D.M,& Philips, N. (2014), Perspectives on Innovation Management, The Oxford Handbook of Innovation Management (pp.3-25), Oxford University Press
Powell, Walter and Grodal, Stine (2005), “Networks of Innovators”, Oxford Handbook of Innovation, pp. 56-85
Tidd, Joe; Bessant, John (2009), Managing Innovation – Integrating Technological, Market and Organizational Change, Wiley, 4th edition, p.621
Prahalad, C.K. e Krishnan, M.S. (2008) The New Age of Innovation. Harvard Business Press.