Conhecimentos de Base Recomendados
Audiologia pediátrica;
Reabilitação Auditiva;
Psicologia infantil.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas e interativas, possibilitam a compreensão dos conteúdos programáticos. As aulas teórico-práticas permitem que os estudantes assimilem a metodologia de intervenção em Re(h)abilitação Auditiva Infantil mais indicada em função da situação clínica e da faixa etária da criança de uma forma integrada e com uma visão de conjunto. O modo de lecionação das aulas é remoto.
Os estudantes terão acesso aos suportes pedagógicos de toda a matéria lecionada, bem como às referências bibliográficas recomendadas para esta Unidade Curricular.
Resultados de Aprendizagem
Aprofundar os conhecimentos acerca do neuro envolvimento da criança dita normal e com deficiência auditiva;
Desenvolver e atualizar os conhecimentos sobre as exigências da re(h)abilitação Auditiva de crianças durante os primeiros meses de vida;
Construir e aplicar protolocos inovadores para a re(h)habilitação Auditiva, ajustados ao desenvolvimento cognitivo da criança;
Compreender os desafios e o futuro da (Re)habilitação Auditiva de crianças em Portugal e no mundo.
Programa
1. Neuro desenvolvimento e estimulação auditiva (2h)
2. (Re)organização cortical em contextos de privação sensorial (2h)
3. Audição (re)habilitação da criança com surdez (24h)
3.1. Protocolo(s) de reabilitação auditiva em crianças
3.1.1. Seleção de aparelhos auditivos
3.1.2. Regras de pré-seleção ajustadas à população pediátrica
3.1.3. Seleção e impressão de moldes
3.1.4. Aconselhamento
3.2. O acompanhamento da criança no processo de reabilitação auditiva
3.2.1. Protocolo(s) de reabilitação auditiva pediátrica em diferentes países
3.2.2 Verificação de aparelhos auditivos:
Medição in sito;
Transposição frequencial
3.2.3 Instrumentos de avaliação e validação do ganho protésico:
Campo livre tonal e vocal;
Medição in sito;
Escalas.
3.3. Casos clínicos
3.4. Equipas interdisciplinares em apoio infantil e familiar
3.5. Desafios de reabilitação auditiva em crianças
3.5.1. Reabilitação auditiva de crianças com menos 3 meses de idade
3.5.2. Reabilitação auditiva de crianças com outras deficiências associadas
3.6. O futuro da reabilitação auditiva pediátrica em Portugal e no mundo
4. Avaliação (2h)
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Essencial:
COOLING, G.(2020) The Little Book of Hearing Aids 2020 : The Only Hearing Aid Book You Will Ever Need, Independently Published. ISBN13: 9798631662452
HULL, R. (2001) Aural Rehabilitation Serving Children and Adults, 4ª Edição, San Diego, Singular Publishing Group, Inc.
McCREERY, R. W.; WALKER, E. A. (2017) Pediatric Amplification – Enhancing Auditory Access, Plural Publishing, ISBN 978-1-59756-992-7.
TYE-MURRAY, N. (2009) Foundations of Aural Rehabilitation, Chilbren, Adults and Their Family Members, San Diego, Singular Publishing Group, Inc.
Recomendada:
SOUZA, C.; ROLAND, P. ; TUCCI, D. L. (2017) Implantable Hearing Devices, Plural Publishing, ISBN 978-1-59756-855-5
VENEMA, T. H. (2017) Compression for Clinicians – A Compass for Hearing Aid Fittings, 3rd Edition, Plural Publishing. ISBN 978-1-59756-987-3