Métodos de Ensino
Utilizar-se-á nesta unidade curricular uma metodologia expositiva, tomando como ponto de partida os fundamentos teóricos da disciplina. Esta metodologia será complementada pela ilustração dos princípios teóricos a partir do recurso a dados empíricos. Será feito uso de artigos científicos recentes que demostrem a aplicabilidade da teoria a situações concretas.
Resultados de Aprendizagem
Compreender as relações com os media numa ótica de construção da imagem e da reputação corporativa;
Conhecer modo de interação com os media, propiciando a comunicação sobre produtos, marcas e instituições;
Aquisição de competências para ações de agendamento informativo.
Capacidade de análise crítica dos processos de produção de mensagens pelos media;
Capacidade de análise crítica de uma estratégia de ação de comunicação de uma organização através dos media;
Capacidade de conceção, estruturação e operacionalização de uma estratégia de ação comunicacional através dos media.
Programa
Media e sociedade: a problemática dos efeitos
Organizações mediáticas e interligação com as fontes
Informação e acontecimentos
Inventário dos temas de informação
Seleção a informação a difundir (regras)
Que acontecimentos interessam aos jornalistas?
Explorar o acontecimento
Organização de um serviço de relações com os media
O assessor de imprensa: missão e tarefas
Ficheiros de imprensa
Dossier de imprensa
Comunicado de imprensa
Conferência de imprensa
Informação em caso de crise
Relações com os media digitais
Métodos de Avaliação
- - Trabalho prático - 50.0%
- - Prova escrita - 50.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Deschepper, J. (1992). Saber comunicar com os Jornalistas, CETOP.
Granado, A., & Malheiros, V. (2001). Como Falar com Jornalistas sem ficar à Beira de um Ataque de Nervos, Gradiva.
Libaert, T. (2008). Le Plan de Communication: Définir et organiser votre stratégie de communication, Dunod.
Lloyd, J., & Toogood, L. (2015). Journalism and PR, News Media and Public Relatons in the Digital Age, Tauris & Co.
Mimoso, M. (2012). Jornalistas e Empresas: pistas para uma relação necessária. Cidot Portugal.
Motion, J., Heath, R. L., & Leitch, S. (2016). Social Media and Public Relations, Fake Friends and Powerful Publics. Routledge.