Conhecimentos de Base Recomendados
A unidade curricular de Relato Financeiro Empresarial tem por objetivo a leccionação de conhecimentos de contabilidade financeira de nível avançado, pelo que são requeridos conhecimentos prévios de nível médio de contabilidade financeira.
Métodos de Ensino
Os objetivos da unidade curricular visam dotar os alunos com um conjunto de conhecimentos de índole teórica e prática.
Para prossecução desses objetivos as aulas têm uma vertente expositiva, onde são leccionados os fundamentos teóricos, e uma vertente prática, onde os alunos resolvem casos práticos.
Estas duas vertentes permitem uma consolidação e aprofundamento dos seus conhecimentos sobre as principais normas contabilísticas respeitantes aos elementos ativos e passivos das demonstrações financeiras.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular visa examinar os objectivos e os principais requisitos a serem cumpridos quando da elaboração e preparação do relato financeiro empresarial.
Pretende-se um enfoque nos aspectos que contribuem para uma informação mais transparente, uma apresentação mais consistente e que garantam a comparabilidade das demonstrações financeiras. Serão analisadas as principais demonstrações financeiras, bem como os princípios gerais a ser aplicados na selecção das políticas contabilísticas, para as mudanças de estimativas contabilísticas e para os erros. Serão também examinados os tratamentos adequados para acontecimentos ocorridos após a data de lançamento
que dão origem a ajustamentos. Por fim serão expostos e discutidos os principais temas associados a problemáticas contabilísticas da actualidade e de temas que se perspectivam para futuros debates.
Após o estudo da unidade curricular de “Relato Financeiro Empresarial” os alunos deverão ser capazes de apresentar as seguintes competências:
a)Identificar os principais objectivos e os principais elementos que compõem as demonstrações financeiras;
b)Compreender as componentes e os condicionantes do capital próprio;
c)Identificar e compreender as principais normas contabilísticas respeitantes aos elementos activos e passivos das demonstrações financeiras.
d)Elaborar a totalidade das demonstrações financeiras que integram o relato financeiro de uma sociedade;
e)Distinguir entre políticas contabilísticas, mudanças de estimativas contabilísticas e erros e identificar os seus efeitos nos procedimentos contabilísticos;
f)Distinguir entre os acontecimentos subsequentes à data do balanço que dão origem a ajustamentos e os acontecimentos que não dão origem a ajustamentos; e
g)Identificar e discutir os conceitos mais importantes associados às principais problemáticas contabilísticas da actualidade.
Programa
1. Capital próprio
1.1. Constituição e modificações no capital.
1.2. Acções próprias
1.3. Aplicação de resultados
1.4. Instrumentos financeiros – capital (NCRF 27)
2. Elementos activos e passivos
2.1. Imparidade de ativos (NCRF 12)
3. Relato Financeiro
3.1. Objetivos e requisitos
3.2. Fluxos de caixa (NCRF 2)
3.3. Demonstração de alteração dos capitais próprios (NCRF 1)
3.4. Politicas contabilísticas e erros (NCRF 4)
3.5. Acontecimentos subsequentes (NCRF 24)
3.6. Impostos sobre o rendimento (NCRF 25)
4. Relato Empresarial
4.1. Relato integrado
4.2. Relatório de sustentabilidade
4.3. Contabilidade ambiental
4.4. Contabilização das emissões de carbono.
5. Novas problemáticas contabilísticas
5.1. A contabilidade criativa e a gestão dos resultados
5.2. Contabilidade – educação e profissão.
5.3. Estratégias de Impression Management
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia Principal
Gomes, João e Jorge Pires (2015). SNC – Sistema de Normalização Contabilística, Teoria e Prática. 5ª Edição. Ed. Vida Económica.
Kieso, Donald E., Jerry J. Weygandt e Terry D. Warfield (2020): Intermediate Accounting IFRS, 4th Edition, Wiley.
Ruth Picker, Kerry Clark, John Dunn, David Kolitz, Gilad Livne, Janice Loftus, Leo van der Tas (2019): Applying International Financial Reporting Standards, 4rd Edition Wiley.
Bibliografia Complementar
Alexander, D., Jorissen, A., Hoogendoorn, M., Mourik, C. & Kirwan, C. (2020), International financial reporting & analysis, Cengage.
Almeida, José ; Almeida, Bruno. (2016). Teorias da Contabilidade: Construção e demarcação Epistemológica. Lisboa: Escolar Editora.
Chiara, Mio (2016). Integrated Reporting. A New Accounting Disclosure. Palgrave Macmillan.
Flower, John; Gabi Ebbers (2002): Global Financial Reporting. Palgrave.
Gonçalves, Cristina; Santos, Dolores; Rodrigo, José; Fernandes, Sant’Ana (2016): Contabilidade Financeira Explicada. 2.ª Ed. Vida Económica.
Kieso, Donald E., Jerry J. Weygandt e Terry D. Warfield (2021): Intermediate Accounting, 18th Edition, Wiley.
NOBES, Christopher; Robert Parker (2020): Comparative International Accounting. 14ª Ed. Prentice Hall – International, Londres.