Conhecimentos de Base Recomendados
São recomendados conhecimentos na área da contabilidade e da normalização contabilística.
Métodos de Ensino
O desenvolvimento do programa será feito com recurso a métodos ativos, que impliquem a participação dos mestrandos e o fomento de uma perspetiva teórico-prática das matérias abordadas. As aulas serão desenvolvidas com a apresentação de casos práticos, fazendo um apelo constante às apreciações dos mestrandos e debate, a fim de fomentar o raciocínio e a visão crítica. Adicionalmente, a metodologia de ensino–aprendizagem ativa, consubstanciada pelo trabalho de grupo fora do ambiente da sala de aula, constituir-se-á também numa estratégia de ensino a utilizar pela docente.
Resultados de Aprendizagem
Num paradigma civilizacional centrado na informação, a unidade curricular de Relato Financeiro PME pretende transmitir a importância da informação financeira das PME enquanto elemento fundamental da cultura comunicacional das organizações com os seus stakeholders.
Esta unidade curricular tem, também, como objetivo dar relevo à influência das PMEs na sociedade, pois estas constituem um segmento de extrema importância quer a nível europeu quer a nível nacional, representando a quase totalidade do tecido empresarial português e a maior fonte potencial de emprego e crescimento.
Atualmente, num mercado global, caracterizado pela competitividade e instabilidade, torna-se cada vez mais importante para as PME a necessidade de obter informações úteis que as auxiliem a gerir de forma eficiente e, de forma sustentável, os seus negócios.
Após a frequência desta unidade curricular pretende-se que os alunos tenham capacidade crítica sobre o relato financeiro e não financeiro, para que, de forma assertiva, sejam capazes de:
– Entender a importância da transmissão da informação financeira e não financeira;
– Estruturar a informação a transmitir;
– Definir a forma de transmissão da informação.
Programa
Os conteúdos programáticos lecionados englobam fundamentalmente assuntos relacionados com divulgação de informação financeira e as correspondentes normas contabilísticas e de relato financeiro. Portanto, com o decorrer das aulas os alunos ficaram habilitados a interpretar e a elaborar as principais demonstrações financeiras. Pretende-se, também, com estes conteúdos, transmitir aos estudantes a importância da complementaridade da informação financeira com informação não financeira, nas PMEs.
1 – Relato Financeiro
1.1 – Enquadramento e importância do relato financeiro
1.2 – Demonstrações financeiras
2 – Norma Internacional das PMEs (IFRS for SMEs)
3 – NCRF – PE | NC-ME
3.1 – Principais características
3.2 – Comparação de normativos
4 – Relato Não Financeiro
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia:
AICPA, ( 2013) The Financial Reporting Framework for Small- and Medium-Sized Entities
Gonçalves, Cristina; Santos, Dolores; Rodrigo, J., Sant´Ana Fernandes, J.; (2020); Relato Financeiro: interpretação e análise. Vida Económica.
Mackenzie, Bruce; Lombard, Allan; Coetsee, Danie; Njikizana, Tapiwa; Chamboko, Raymond; e Selbst, Edwin; (2010); Applying IFRS for SMEs; Wiley.
Norma Contabilística e de Relato Financeiro para Pequenas Entidades (Publicada pelo Aviso nº 15 654/2009, DR nº 173, Série II, de 2009-09-07, substituído pelo Aviso nº 8257/2015, de 2015-07-29)
Rodrigues, João; (2019) ; Sistema de Normalização Contabilística – SNC explicado; Porto Editora
Legislação:
Decreto-Lei n.º 158/2009, de 13 de julho, Sistema de Normalização Contabilística.
Decreto-Lei n.º 98/2015 – 2 de junho – Transposição da Diretiva N.º 2013-34-UE – Parlamento Europeu e Conselho (alteração e republicação do Decreto-lei n.º 158/2009).
Aviso n.º 8255/2015 de 29 de julho – Série II – n.º 146: aprova a norma contabilística para as microentidades (MC-ME).
Aviso n.º 8257/2015 de 29 de julho – Série II – n.º 146: aprova a norma contabilística e de relato financeiro para pequenas entidades (NCRF-PE).