Conhecimentos de Base Recomendados
São recomendados conhecimentos na área da contabilidade e da normalização contabilística.
Métodos de Ensino
O plano curricular deste curso tipifica as aulas de Relato financeiro PME como aulas Teórico-Práticas e afeta 14 horas de contacto, sendo 12 horas letivas, e 2 de Orientação tutória.
Portanto, para poder dar cumprimento ao determinado no plano curricular a metodologia de ensino passará por aulas com exposição interativa, questionamento e demonstração com resolução de alguns exercícios correspondentes.
Irá também ser promovida a sala de aula invertida e a aprendizagem colaborativa, onde os estudantes terão oportunidade de expor temas e partilhar experiências.
Desta forma pretende-se que os estudantes apreendam os conteúdos programáticos e adquiram as competências definidas.
Resultados de Aprendizagem
Num paradigma civilizacional centrado na informação, a unidade curricular de Relato Financeiro PME pretende
transmitir a importância da informação financeira das PME enquanto elemento fundamental da cultura
comunicacional das organizações com os seus stakeholders.
Esta unidade curricular tem, também, como objetivo dar relevo à influência das PMEs na sociedade, pois estas constituem um segmento de extrema importância quer a nível europeu quer a nível nacional, representando a quase totalidade do tecido empresarial português e a maior fonte potencial de emprego e crescimento.
Atualmente, num mercado global, caracterizado pela competitividade e instabilidade, torna-se cada vez mais importante para as PME a necessidade de obter informações úteis que as auxiliem a gerir de forma eficiente e, de forma sustentável, os seus negócios.
Após a frequência desta unidade curricular pretende-se que os alunos tenham capacidade crítica sobre o relato financeiro e não financeiro, para que, de forma assertiva, sejam capazes de:
– Entender a importância da transmissão da informação financeira e não financeira,,
– Estruturar a informação a transmitir,
– Definir a forma de transmissão da informação.
Programa
Os conteúdos programáticos lecionados englobam fundamentalmente assuntos relacionados com divulgação de informação financeira e as correspondentes normas contabilísticas e de relato financeiro. Portanto, com o decorrer das aulas os alunos ficaram habilitados a interpretar e a elaborar as principais demonstrações financeiras. Pretende-se, também, com estes conteúdos, transmitir aos estudantes a importância da complementaridade da informação financeira com informação não financeira, nas PMEs.
1 – Relato Financeiro
1.1 Enquadramento
1.2 A posição dos diversos Stakeholders
1.3 Demonstrações financeiras
2 –Norma Internacional das PMEs
2.1 Principais características
2.2Análise comparada com as NCRF
3 – NCRF PE
3.1 Características Base
3.2 Alguns problemas
4 – Relato Não Financeiro
4.1Responsabilidade Social das PMEs
4.2 Relatório de Sustentabilidade
4.3 Relatório Integrado
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
- AICPA, ( 2013) The Financial Reporting Framework for Small- and Medium-Sized Entities
- Gonçalves, Cristina; Santos, Dolores; Rodrigo, J., Sant´Ana Fernandes, J.; (2020); Relato Financeiro: interpretação e análise. Vida Económica.
- Mackenzie, Bruce; Lombard, Allan; Coetsee, Danie; Njikizana, Tapiwa; Chamboko, Raymond; e Selbst, Edwin; (2010); Applying IFRS for SMEs; Wiley.
- Norma Contabilística e de Relato Financeiro para Pequenas Entidades (Publicada pelo Aviso nº 15 654/2009, DR nº 173, Série II, de 2009-09-07, substituído pelo Aviso nº 8257/2015, de 2015-07-29)
- Rodrigues, João; (2019) ; Sistema de Normalização Contabilística – SNC explicado; Porto Editora