Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Utilizar-se-ão nesta disciplina, basicamente, duas estruturas metodológicas: a exposição com demonstração e/ou ilustração, a análise e problematização de textos e discursos visuais e verbais.
A avaliação periódica far-se-á através:
1. da apresentação oral de um trabalho versando uma problemática escolhida por cada um, a partir de propostas apresentadas pela docente (90%);
2. de um relatório sobre essa apresentação (5%);
3. da participação nas aulas (5%).
Resultados de Aprendizagem
1. Reconhecer a centralidade das imagens no processo de construção cultural.
2. Compreender a função das imagens no sistema de produção e reprodução social.
3. Desenvolver de um pensamento crítico sobre a contemporaneidade, a partir dos conhecimentos adquiridos sobre as imagens e os olhares.
Programa
1. A ideia de representação e a ótica construcionista.
2. A crise da representação: endogenia, imanência e auto-referencialidade do visual.
3. A Representação do Outro: estereótipos visuais.
4. Casos de representações visuais: A figuração do negro (masculinidade e sexualidade)/ A representação do sofrimento dos outros/ A representação do espírito parisiense através da imagem fotográfica na França do pós-guerra/ A representação das tensões geopolíticas da atualidade nas séries televisivas (House of Cards, Game of Thrones, Downton Abbey, Homeland, Occupied)/ A representação da masculinidade.
5. Imagens e representações mentais: como os media visuais interagem com o nosso cérebro .
6. Cultura e representações visuais e suas relações com o universo dos códigos verbais.
7. A representação da violência nos ecrãs e a Educação para os Media
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 90.0%
- - Trabalho de síntese - 5.0%
- - Assiduidade e Participação - 5.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
BARCELOS, Janaina.2012.A Dor e o Sofrimento no Fotojornalismo.Media & Jornalismo,20,p.139-153.CALADO, Isabel.2010.Representação Visual.In Dicionário Crítico de Arte, Imagem, Linguagem e Cultura [www.arte-coa.pt].CALADO, I.2015. Fronteiras da Imagem com a Palavra – contributo para uma abordagem da representação e cultura visuais.Grácio Editor, p.447-719.CALADO, I.2017.A Reconquista do invisível pelas imagens.Comunicação Pública, vol. 12 nº22.CALADO, I.2008.A Violência, a Televisão e dois ou três Absurdos Prévios.O Professor, 78,p.10-17. HALL, Stuart.1997.Representation – cultural representations and signifying pratices.London: Sage Publications.MIRZOEFF, Nicholas.1999.An introduction to visual culture.London: Routledge. MOISI, Dominique.2017.La géopolitique des series.Paris:Flammarion.NOGUEIRA,Patrícia.2013.Utopia da Representação: o lugar do Outro na Fotografia e no Cinema Documental.In Imagens do real Imaginado,10 anos.ESMAE,p.160-167.SONTAG,Susan.2003.Olhando o sofrimento dos outros